Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 dicas para refinar suas habilidades de pensamento crítico

5 dicas para refinar suas habilidades de pensamento crítico
Academia Médica
ago. 27 - 4 min de leitura
010

As dicas abaixo são da pediatra estadunidense Priti Golechha. São dicas muito valiosas para você sempre se manter evoluindo. Aproveite as dicas que seguem abaixo:

Uma coisa que é constante na área de saúde é que ela está em constante evolução. Os desafios que os líderes de saúde enfrentam não são simples. Muitas vezes são multifacetados, o que exige soluções estratégicas, criativas e inclusivas. Existem prioridades e objetivos concorrentes. O pensamento crítico tornou-se uma habilidade essencial para todos os líderes de saúde. Aqui estão cinco dicas simples para ajudá-lo a praticar suas habilidades de pensamento crítico.

1. Reflita sobre o desafio

Gaste tanto ou mais tempo com o problema quanto você gastaria com a solução. Coloque seu chapéu de pensamento divergente e considere estas questões. O que exatamente estamos tentando resolver? É o problema em si ou sintomas de um problema muito mais profundo e maior? Por que isso Importa? Por que agora? Quem são os jogadores envolvidos? O que aconteceria se não resolvêssemos? Se estamos dizendo sim a isso, a que estamos dizendo não? E o que mais?

2. Use o que você já sabe

Veja o que já foi feito sobre esse assunto. Qual infraestrutura você já possui? Você ou outra pessoa do setor já enfrentou um problema semelhante antes? O que você pode aprender com essas experiências? Preste atenção ao que funcionou e ao que não funcionou e o porquê. Não se esqueça de questionar as suposições comuns sobre causalidade vs. associação.

3. Faça o mapeamento do processo

Depois de fazer a pesquisa, comece com várias soluções possíveis e considere os prós e os contras de cada uma. Ao definir a solução desejada, basta percorrer o processo passo a passo. A maneira mais fácil de fazer isso é usar notas adesivas ou post-its para organizar e reorganizar o fluxo de trabalho. “Criatividade é apenas conectar coisas”, eu acho que a mágica está em quão bem você conecta as coisas.

4. Pré-morte do seu plano

Aqui, você imagina que sua solução falhou e, em seguida, retrocede para determinar o que poderia levar ao fracasso. Considere estas perguntas: O que acontecerá se fizermos isso? Quais são minhas áreas de risco? O que poderia dar errado? Como as pessoas vão se sentir e reagir? Que dados tenho para defender minha teoria? Que dados e pessoas eu tenho para ver possíveis obstáculos e pontos cegos? Como eu responderia se falhar?

5. Obtenha uma perspectiva

É fundamental sair da bolha pessoal e colocar a inteligência coletiva para funcionar. Seja curioso, concentre-se em ouvir profundamente, ouça para entender o que os outros estão dizendo e o porquê. Não tenha medo de admitir o que você não sabe. Procure a opinião de outras pessoas, especialmente nas áreas com as quais você geralmente tem dificuldade. Fortaleça sua conexão direta com o pessoal da linha de frente. Eles trariam as informações mais valiosas para a implementação no terreno. Pergunte a si mesmo: “Estou mantendo uma comunicação bidirecional ao longo do processo?”

 

“É melhor resolver um problema de cinco maneiras diferentes do que resolver cinco problemas de uma maneira.”

 

 


A Dra Priti Golechha é uma pediatra estadunidense. Seu artigo original pode ser acessado clicando aqui, ou acessando o site: https://www.kevinmd.com/blog/2020/08/5-power-tips-to-refine-your-critical-thinking-skills.html


                       Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você