Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

5 maneiras de manter os laços familiares durante a faculdade de medicina

5 maneiras de manter os laços familiares durante a faculdade de medicina
Academia Médica
jul. 30 - 7 min de leitura
000

O relato a seguir foi extraído do blog KevinMD e foi escrito por Micaela Stevenson, que é estudante de medicina estadunidense. Nesse belo texto ela nos ensina como envolver os familiares nesse período difícil de todos nós: a faculdade de medicina. esperamos que você aproveite a leitura.

A faculdade de medicina pode tirar tudo o que você tem. Como você está fazendo tudo o que pode para ajudar os outros, pode haver muitos níveis de insatisfação com sua escolha de carreira e angústia em relação ao treinamento médico, mas o que descobri foi que sempre havia minha amorosa família para onde voltar sempre que algo estava indo muito mal. Minha família também estava sempre presente para o meu sucesso, o que eu achei útil.

Durante meu primeiro ano na faculdade de medicina, muitas vezes não via minha família até o final do ano. No entanto, encontrei algumas dicas e truques úteis para manter laços com minha família, apesar de estar particularmente ocupado durante o ano.

1. Escolha uma faculdade de medicina perto de casa

Tive a sorte de estar em uma situação em que havia uma excelente faculdade de medicina na qual fui aceita e feliz por frequentar, que ficava na mesma cidade onde cresci, mas não importa onde eu teria ido fazer faculdade, sei que a família e os relacionamentos foram parte integrante do meu sucesso como estudante de medicina. Eu tinha uma família a quem recorrer, que estaria na mesma cidade, onde eu poderia rapidamente ir para casa e passar um tempo.

Depois da maioria de minhas provas, eu tomava o café da manhã com minha família e comemorava meus sucessos ou lamentava meus fracassos. Eu falaria sobre como eu queria seguir em frente.

Minha família nunca faltou a um aniversário, e eu sempre podia jantar com minha família nos momentos em que queria. Eu realmente adorei esses momentos que tive com meus familiares, e eles foram alguns dos momentos mais importantes da minha vida adulta até agora.

Havia tanta coisa acontecendo na vida de todos que era bom ser capaz de encontrar todos rapidamente a qualquer momento que eu estivesse livre, mesmo que tivesse apenas alguns minutos. Isso também tornou a ideia de morar em casa uma possibilidade real. Nunca morei em casa durante a faculdade de medicina, mas sempre quis que essa opção estivesse disponível para mim, caso eu ficasse sem dinheiro e precisasse de um lugar para ficar.

2. Passe tempo (planejado) com a sua família

Todas as quintas-feiras à noite, janto com minha mãe e minha irmã. É o que espero na maior parte da semana, sempre que estou me sentindo mal por alguma coisa e quero cuidar de algo para minha família. Sei que posso não ser capaz de passar uma quantidade considerável de tempo com eles durante o resto da semana, então este é o tempo que tenho com minha família, considerando a agenda de trabalho ocupada que muitos de nós temos.

Espero poder continuar a manter esses compromissos com a minha família ao longo do meu tempo na residência, mas sei que vou tentar, pois sei o quão importante foi para a minha funcionalidade. Seu tempo agendado juntos pode parecer qualquer coisa e pode mudar conforme você encontre coisas diferentes que gosta de fazer com sua família e outras pessoas queridas.

3. Priorizando o tempo de férias

O tempo de férias durante a faculdade de medicina é muito limitado. Quase todo o tempo que passei de férias foi apenas tentando me recuperar. Como estudante de medicina, descobri que tentar intencionalmente passar um tempo com minha família durante as férias era útil para mim. Tiraríamos férias com a família juntos? Será que apenas passaríamos um tempo em casa juntos? Mencionei à minha família que eles e meu parceiro eram meus melhores amigos e queria que todos nós passássemos um tempo juntos, todos sob o mesmo teto.

Todos nós nos amamos muito, e há amor e bondade quando todos trabalhamos juntos. Também promovo meus laços familiares com meu parceiro planejando férias específicas e tentando aproveitar ao máximo o tempo que passamos juntos.

4. Planeje o que fará com sua família

Quando tiver tempo para ficar com seus entes queridos, planeje com antecedência os lugares que gostaria de ir ou as coisas que gostaria de fazer. Essas podem ser algumas das únicas vezes durante a faculdade de medicina que você pode passar com sua família. Portanto, é importante ter uma ideia do que você gostaria de fazer com antecedência. Muitas vezes planejei qual restaurante iria com minha família ou se havia filmes específicos que gostaríamos de assistir juntos. Também pensei em quais refeições gostaria que minha mãe fizesse para mim. Sempre ficava feliz por ter um plano e sentia que estava aproveitando ao máximo as interações que tinha com minha família.

5. Envolva-os em sua tomada de decisão

As famílias sabem que, à medida que crescemos, pode se tornar mais difícil para nós tomar decisões por conta própria e pode haver falta de transparência e inclusão da família nessas decisões. Incluir intencionalmente os membros da sua família com quem você é próximo pode ajudar a aliviar qualquer tensão que possa surgir entre você e a família à medida que você fica mais ocupado em sua vida.

À medida que fui crescendo, descobri que talvez minha família não soubesse de tudo, mas eles sabiam muito, e pelo menos não tinham minha visão míope das situações em que eu me encontrava. Eles poderiam diminuir o zoom e me contar sobre os erros que cometeram e como eu poderia evitar cometer mais erros.

Manter os laços familiares pode ser difícil quando você está ocupado! Mas assumir um compromisso com sua família pode ser uma maneira de superar essa jornada difícil e ajudar a aliviar a sensação de estresse. Seguir algumas dessas dicas ajudará a aliviar um pouco o estresse associado ao aprendizado e pode ser valioso para ajudá-lo a seguir em frente.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

 


Referências

  1. ‌5 ways to maintain family bonds in medical school [Internet]. KevinMD.com. 2021 [cited 2021 Jul 23]. Available from: https://www.kevinmd.com/blog/2021/07/5-ways-to-maintain-family-bonds-in-medical-school.html ‌

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você