Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

60% dos médicos já sofreram algum tipo de agressão relacionada a atrasos, diz pesquisa. Maior motivo: ATRASO!!!

60% dos médicos já sofreram algum tipo de agressão relacionada a atrasos, diz pesquisa. Maior motivo: ATRASO!!!
Anis Ghattás Mitri Filho
jul. 12 - 3 min de leitura
010

O resultado de uma pesquisa feita pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) em janeiro e fevereiro deste ano mostra que 59,7% dos médicos e 54,7% dos profissionais de enfermagem sofreram, mais de uma vez, alguma violência no trabalho.

Mau atendimento por conta de atrasos médicos, falta de infraestrutura, de exames e de medicamentos são os principais motivos para as reclamações e agressões. A questão dos atrasos, por exemplo, envolve o sistema todo de saúde, não só o profissional.

Muitos dos atrasos não são culpa do médico e, sim, dos serviços de saúde no geral. Há uma necessária e importante sistematização do atendimento que acaba atrasando a consulta, mas que, por outro lado, é muito relevante para evitar falhas.

Atrasos médicos X Sistematização do atendimento

O preenchimento de formulários, manual ou eletrônico, os cadastros e as consultas de histórico de atendimento e antecedentes acabam fazendo com que o paciente fique mais tempo no serviço de saúde, mas é relevante para a segurança dele. Com as informações importantes em mãos, as chances de ter um erro de prescrição, de mandar o remédio errado, de pedir exames desnecessários, ou deixar de solicitá-los, e de indicar um procedimento errado para o paciente são bem menores.

No caso dos planos de saúde, o atendimento, além de cadastrar os dados da carteirinha, precisa também entrar em contato com os convênios para pegar a senha de autorização dos pacientes, o que geralmente pode acarretar mais atrasos.

Como evitar atrasos

A tecnologia pode ajudar a otimizar o tempo de espera dos pacientes. No CECAM, investimos na coleta de dados antes do paciente chegar em qualquer uma de nossas clínicas. Temos uma equipe de atendimento telefônico especializada para o paciente passar todos os dados já no momento que agenda a consulta ou os exames. A ideia é que o paciente chegue e faça apenas o check-in eletrônico, em um tablet, ou com a recepcionista.

Outro investimento que também ajudou a melhorar e agilizar o atendimento e o tempo de espera para as consultas foi disponibilizar o agendamento online pelo site e aplicativo da clínica. O agendamento online também é muito importante porque o paciente já coloca todos os dados e informações possíveis, o que já adianta todo o processo e tira esta responsabilidade do serviço de saúde.

Dr. Anis Ghattas Mitri Filho – CEO da Rede de Clínicas CECAM (www.clinicacecam.com.br) – cardiologista pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e UNIFESP/EPM, mestre em Terapia Intensiva e possui especialização em Gestão de Clínicas e Hospitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você