Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da reabilitação em pacientes COVID-19

A importância da reabilitação em pacientes COVID-19
Academia Médica
mai. 14 - 4 min de leitura
000

A COVID-19, diagnosticada pela primeira vez na China em dezembro de 2019, se espalhou pelo mundo e afetou mais de 37 milhões de pessoas. Enquanto a maioria das pessoas infectadas com COVID-19 experimentam doença leve a moderada e recuperação sem a necessidade de hospitalização ou intervenção médica, algumas requerem cuidados intensivos por semanas a meses. Apesar de cerca de 28 milhões de indivíduos que se “recuperaram” da COVID-19, há evidências crescentes de sintomas persistentes e até mesmo danos e disfunções orgânicas após a recuperação. Em um estudo com 179 pacientes na Itália, apenas 12,6% dos pacientes estavam assintomáticos em um acompanhamento médio de 60,3 dias após o início dos primeiros sintomas do COVID-19. Embora nenhum apresentasse sinais agudos de infecção, muitos pacientes apresentaram fadiga persistente (53,1%), dispneia (43,4%), dor nas articulações (27,3%) e dor torácica (21,7%). Piora na qualidade de vida também foi relatada por 44,1% dos pacientes.

Para pacientes que apresentam casos graves de COVD-19, especialmente aqueles que necessitaram de internações hospitalares extensas e ventilação mecânica, a recuperação pode ser um processo longo. A reabilitação física, cognitiva e mental é vital nesses pacientes para garantir saúde e bem-estar abrangentes. Muitos sobreviventes da COVID-19 acham difícil realizar as tarefas mais simples e podem sentir que nunca se recuperarão. Tarefas como escovar os dentes ou comer podem causar exaustão e falta de ar. A depressão é uma ameaça real para a recuperação de pacientes com COVID-19 porque eles estão separados de suas famílias, não podem mais fazer as coisas que faziam antes e não conseguem imaginar retornar às suas atividades anteriores.

A reabilitação usa uma abordagem de equipe interdisciplinar para otimizar as habilidades de cada paciente para melhorar a resistência física e facilitar uma alta segura para casa, onde os pacientes continuarão sua recuperação. A reabilitação concentra-se na conservação de energia para diminuir a demanda de oxigênio enquanto constrói um programa de terapia para atender às necessidades do paciente. A integração dos serviços de terapia da fala ajuda os pacientes a reaprender estratégias para realizar tarefas muitas vezes tidas como certas quando estão bem. Pacientes em recuperação da COVID-19 costumam ter dificuldade com novo aprendizado, sequenciamento de tarefas e alguns sofrem de dificuldade de linguagem e deglutição devido à extrema fraqueza. A fisioterapia trabalha com pacientes e familiares para transferir e deambular com segurança usando equipamentos adaptativos e medidas de segurança. A terapia ocupacional ajuda os pacientes e familiares a aprender como adaptar as necessidades da vida diária, como tomar banho e vestir-se, para otimizar a independência. Enfermeiros especialmente treinados em reabilitação ajudarão os pacientes e familiares a integrar a terapia e as técnicas compensatórias à vida diária. Os enfermeiros de reabilitação realizam o treinamento e a educação fornecidos pela terapia, fornecem educação para o autocuidado, necessidades dietéticas, gerenciamento de oxigênio e segurança. O Serviço Social e Psicologia auxiliam no bem-estar mental dos pacientes e auxiliam no ajuste necessário para a recuperação. Fornecer educação para autocuidado, necessidades dietéticas, gerenciamento de oxigênio e segurança.

Enquanto a maioria dos pacientes com COVID-19 apresentam apenas sintomas leves, alguns pacientes requerem hospitalização e cuidados intensivos por períodos prolongados. Para esses pacientes, uma reabilitação multidisciplinar, incluindo reabilitação física, cognitiva e mental, é fundamental. Incorporar enfermagem especializada, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social e serviços psicológicos é crucial para a saúde e o bem-estar integral durante a recuperação desses pacientes com COVID-19.

Quer aprofundar mais sobre esse tema e esclarecer todas as suas dúvidas? Participe do meu curso aqui na  Academia Médica

Ventilação Mecânica para não intensivistas: conceitos básicos

Este curso é destinado a Médicos e Médicos Residentes, Estudantes de medicina dos últimos dois anos, Fisioterapeutas e Enfermeiros que trabalham em UTI.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Waneta Carter é enfermeira de reabilitação e Christine Lau é médica. O texto original delas pode ser acessado no site KevinMD ou clicando aqui. Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você