Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A realidade na ficção: como a pandemia foi apresentada nas séries médicas

A realidade na ficção: como a pandemia foi apresentada nas séries médicas
Gideane Carime
jan. 13 - 4 min de leitura
010

Com o início da pandemia, em março de 2020, a maioria das produções audiovisuais tiveram que interromper suas gravações, visando prevenir a propagação da doença. Após um período as gravações voltaram, e algumas produções decidiram retratar a COVID-19 sobre diferentes ângulos.

A seguir, listo como o tema foi abordado e apresentado em  4 séries médicas de sucesso da atualidade (Grey 's Anatomy, The Good Doctor, Chicago Med, Sob Pressão).

 

1. Grey’s Anatomy

A 17ª temporada do drama médico de sucesso, aborda a pandemia de COVID-19, com a estrutura do Grey 's Sloan Memorial Hospital sendo adaptada para o tratamento dos pacientes diagnosticados com o vírus.

A pandemia fez parte do enredo em todos os episódios, infectando alguns dos médicos, incluindo a personagem principal, a Dra. Meredith Grey. 
Lidando com as incertezas e as perdas do novo coronavírus,  nessa temporada a série apresenta o negacionismo  dos pacientes, faltas de equipamentos e leitos , novos protocolos, sobrecarga dos médicos, entre outras pautas. 

 

2. Chicago Med

Chicago Med é outro drama médico que também retratou em seus episódios a crise sanitária causada pelo coronavírus. Chicago Med é a terceira série da franquia Chicago, composta pelas séries Chicago P. D. (policiais) e Chicago Fire (bombeiros) que  também abordaram a pandemia em suas produções. 

O seriado apresenta os médicos atendendo em uma ala exclusiva para pacientes com coronavírus, no qual eles precisam lidar com pacientes que morrem sozinhos, sem contato com familiares.  Alguns dos protocolos mostrados durante o episódio são a área de desinfecção automática, a comunicação dos profissionais da saúde por meio de walkie-talkie, além de todos os profissionais possuírem  tablets para verificar seus pacientes.
 

Em um dos episódios é abordado a escassez dos utensílios do hospital, no qual para resolver o problema, o chefe do pronto-socorro decide guardar recursos para aqueles que têm mais chance de sobrevivência. Outro ponto abordado durante os episódios voltados para a COVID-19 é o potencial de desigualdade  social em meio à pandemia.

 

3. The Good Doctor

Os 2 primeiros episódios da 4ª temporada de The Good Doctor, abordaram a COVID-19, com o hospital St. Bonaventure atendendo diversos casos. 

No primeiro episódio, inicia-se apresentando o primeiro caso de paciente infectado com Covid do Hospital St. Bonaventure, avançando rapidamente em duas semanas com o vírus espalhando-se transformando o cotidiano e a  dos personagens.

Os episódios apresentam a realidade dos médicos com as poucas informações disponíveis no início da pandemia. Além de abordar as questões sobre falta de recursos, distanciamento familiar e a métodos de comunicação durante esse período. 

 

4. Sob Pressão

A série brasileira que acompanha o cotidiano de uma equipe de emergência de um hospital público, ganhou, em outubro de 2020, um especial com 2 episódios, denominado “Sob Pressão - Plantão COVID”.

Nesses episódios vemos os personagens trabalhando em um hospital de campanha e enfrentando a realidade da pandemia no contexto nacional, durante os meses de abril e maio de 2020 (considerados o 2º e 3º meses da pandemia no Brasil) com falta de materiais, e a decisão de para quem vai os equipamentos e quem ficam sem, (fazendo referência à corrupção e ao descaso com a saúde), a incerteza do que realmente é a doença. 

Além disso, a série também mostrou a importância dos médicos na questão social, apresentando a relação da equipe médica com os parentes e familiares dos pacientes infectados com o vírus, lidando com a saudade e o negacionismo dos pacientes.

 

Referências

GREY'S Anatomy. Criação de Shonda Rhimes. Estados Unidos: ABC, 2005-. , Temporada 17.  Disponível em Amazon Prime Video; Globoplay.

THE Good Doctor. Criação de David Shore. Estados Unidos: ABC, 2017-. , Temporada 4, episódios 1 e 2. Disponível em Globoplay.

CHICAGO Med. Criação de Dick Wolf e Matt Olmstead. Estados Unidos: NBC, 2015-. , Temporada 6. Disponível em Globoplay.

SOB Pressão - Plantão Covid. Criação de Luiz Noronha, Claudio Torres, Renato Fagundes e Jorge Furtado. Brasil: TV Globo, 2020, Disponível em Globoplay

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você