Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Anvisa aprova nova medicação de comprimido único para HIV

Anvisa aprova nova medicação de comprimido único para HIV
Academia Médica
nov. 30 - 2 min de leitura
000

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, em 29 de novembro, uma nova medicação para tratamento do HIV que contêm dois diferentes fármacos em um único comprimido. O novo medicamento é uma combinação de dolutegravir sódico e lamivudina, sujo nome comercial é Dovato, da farmacêutica GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas que convivem com o vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam, até então, disponíveis em um só comprimido.

 

A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e aumenta a adesão dos pacientes.

 

De acordo com a bula aprovada pelo órgão, o dolutegravir pertence ao grupo de medicamentos antirretrovirais chamados inibidores de integrase (INs). A lamivudina pertence a um grupo de medicamentos antirretrovirais denominado inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRNs). Estes fármacos não têm a capacidade de cura da infecção pelo HIV, mas reduzem a carga viral no organismo, mantendo-a em um nível baixo. Além disso, promove aumento na contagem das células CD4, ajudando a combater infecções.

O medicamento poderá ser indicado como um regime completo para o tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (HIV-1) em adultos e adolescentes acima de 12 anos pesando pelo menos 40 kg, sem histórico de tratamento antirretroviral prévio ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

 

Referências:

Anvisa aprova novo tratamento para HIV. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-aprova-novo-tratamento-para-hiv

Dovato®. Bula para paciente. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/bula_1638207903618.pdf

 

Artigos relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você