Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Aplicativos médicos – ePSS

Aplicativos médicos – ePSS
Fernando Carbonieri
mar. 1 - 3 min de leitura
000

 

Aplicativos médicos – ePSS (Electronic Preventive Services Selector)

Review de App Médico - ePSS

Este App foi feito especialmente para ajudar médicos que trabalham com atenção primária à saúde.

Nele é possível obter recomendações importantes de prevenção de doenças e ferramentas de triagem das condições mais prevalentes de acordo com sexo, atividade sexual, idade e uso de tabaco de seu paciente.

A busca é feita no banco de dados do USPSTF (Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos) e pode ser feita a partir dos mais variados sistemas de smartphones como BlackBerry, Android, IOS (Iphone, Ipod e Ipad), Windows Phone e ainda pelo seu navegador de internet.

O App apresenta uma interface simples e objetiva que permite que com poucas informações do paciente possamos encontrar inúmeras recomendações de screening graduadas de acordo com o grau de recomendação.

A ideia de construir essa valiosa ferramenta de medicina preventiva surgiu da reunião de especialistas de diversas áreas como internistas, pediatras, ginecologistas e obstetras, médicos da família, etc. que formaram uma equipe não-governamental e se basearam nos princípios da MBE – Medicina Baseada em Evidências – para fazer as recomendações.

Indo mais adiante no App podemos encontrar muitas outras informações acerca das recomendações de triagem encontradas. Vamos usar como exemplo o câncer cervical em mulheres de 21 a 65 anos. Clicando nesta recomendação recomendações somos direcionados a uma tela que apresenta informações gerais como periodicidade de avaliações, dados epidemiológicos, clinica da doença, e uma aba com “tools” contendo links úteis sobre o tema.

E pra quem já está feliz da vida em saber de todas estas facilidades que este App apresenta temos mais boas notícias!

Navegando pelas abas dos resultados da busca ainda é possível obter inúmeros PDFs com ferramentas como questionário CAGE para identificar alcoolismo e Score de Framingham para risco de eventos cardiovasculares. Tudo isso pode ser enviado por e-mail e marcado no próprio App para uma leitura posterior. E uma característica que não podia deixar de ser mencionada: o App é inteiro grátis!

Entre na loja virtual de seu smartphone, baixe o ePSS e não deixe mais nenhum paciente sair da sua consulta sem passar pelas triagens indicadas para ele!

Prós:

Amplo banco de dados

Recomendações graduadas por sua força de evidência

Ferramentas úteis na prática diária

 

Contras:

Conteúdo 100% em inglês (Estude inglês! Ainda dá tempo!)

Algumas recomendações variam um pouco de algumas diretrizes brasileiras

Clique nos imagens a seguir para baixar os aplicativos.

7998c8f5838d65d0b1800c0dabef5a3f

gooleplay

 

Attilio Galhardo é acadêmico do 9ºperíodo do curso deMedicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você