Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

App médico - Guia de Prescrição Médica - Whitebook

App médico - Guia de Prescrição Médica - Whitebook
Academia Médica
dez. 5 - 4 min de leitura
000

App médico - Guia de Prescrição Médica - Whitebook

Por mais que sejamos atenciosos e empáticos com nossos pacientes, a terapêutica hospitalar só inicia após a prescrição médica. É neste momento que acontece o pedido e a documentação dos cuidados e medicamentos a serem usados em cada paciente.

É na prescrição que podemos encontrar alguns obstáculos. Se a receita médica não estiver corretamente redigida ou preenchida de acordo com as normas do CFM, nossos pacientes podem não conseguir dar resolutividade para o motivo que os fez procurar pelo médico. As peculiaridades dos diferentes tipos de receitas médicas devem ser entendidas e respeitadas por todos os profissionais de saúde. Sendo o médico o prescritor, ele tem de dar o exemplo.

whitebookO sucesso da internação hospitalar é dependente da boa prescrição médica. Para a boa comunicação entre os diferentes profissionais ela deve ser clara, legível e completa. É aí que moram os maiores trunfos e perigos da prática médica.

Médicos são humanos, e assim como tal, passíveis de erros e esquecimentos. Para isso sempre andamos nos plantões com um livro de bolso que possa colaborar na tomada de decisão do médico na hora de prescrever. Resolver dúvidas como dosagem e opção terapêutica é uma constante em nossa profissão e merece um material adequado para tal.

Com a revolução da informação, livros desse tipo cabem em qualquer SmartDevice e podem ser acessados em qualquer lugar, mesmo sem internet.

Esse é o caso do Whitebook - Guia de Prescrição. Aplicativo já revisado aqui no Academia Médica, que acaba de lançar nova versão. As mudanças foram muitas, e nos forçaram a realizar novos testes.

Novidades do Novo Whitebook: 

  • 300+ prescrições para ambulatório, terapia intensiva e enfermaria; 
  • Guia de medicamentos: 400+ drogas de uso comum, com o recurso de buscar pelo nome comercial; 
  • Recurso para aumentar/diminuir o tamanho da fonte;
  • Mecanismo de Solicitação de bulas; 

Lançado a mais de um ano, o aplicativo funciona muito bem no auxílio deste cenário que envolve o médico, a sua caneta e seu receituário. O Guia de Prescrição é, portanto, um material desenvolvido por médicos para facilitar o dia-a-dia de seus colegas de profissão. Com uma interface simples e funcional, agrega diversas funções essenciais de se ter "no bolso" nos mais diversos contextos clínicos. É um guia de prescrição médica que me ajudou muito neste pouco tempo de formado. Esta é a primeira vez que gravamos um vídeo com a revisão de um app, que você pode assistir a seguir.

Constantemente atualizada, são mais de 300 modelos de prescrição, que sempre são acompanhados de gráficos e tabelas que auxiliam na escolha terapêutica. Estão divididas em mais de 15 especialidades diferentes que seguramente são responsáveis por mais de 80% das admissões hospitalares.

Há também um bulário com mais de 400 drogas, com informações uteis que também auxiliam na prescrição.

Prós


OK Aplicativo em português.
OKA interatividade é um ponto forte. No meio do texto você encontra as calculadoras para ajuste de doses, tanto para o peso quanto para a função renal.
OKObjetivo: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar. A partir dessa premissa básica ele fornece a conduta terapêutica
OKFidedigno: o app segue os principais guidelines atualizados para os agravos mais frequentes, tanto para atenção básica, quanto para a atenção hospitalar terciária.
OKGratuito por tempo limitado para  o Windows phone em versão lite

Contras

XAplicativo pago
XApresentou bug no ipad mini quando a tela é rodada.

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

appstoregoogleplaywindows store


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você