Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As grávidas no primeiro trimestre devem ser vacinadas contra a COVID-19?

As grávidas no primeiro trimestre devem ser vacinadas contra a COVID-19?
Academia Médica
out. 26 - 3 min de leitura
000

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) ainda gera muitas dúvidas na população, seja ela leiga ou até mesmo a classe médica, e uma dessas grandes preocupações se relaciona às gestantes, os desfechos causados pela doença na gravidez e quem deve ser vacinada ou não para combater a doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19).

Uma das maiores dúvidas é em relação à vacinação das grávidas que estão no primeiro trimestre, visto que essa fase é a mais crucial na gestação e que pode levar a desfechos desfavoráveis ao binômio feto-mãe caso haja interferências externas, podendo levar até mesmo ao abortamento. 

Leia mais: Depressão, ansiedade e sintomas de estresse em mulheres grávidas antes e após a pandemia de Covid-19

Levando isso em consideração, um grupo de pesquisadores noruegueses realizou um estudo de caso-controle que envolveu 13.956 gestantes e 4521 mulheres que tiveram um aborto espontâneo no primeiro trimestre. A média de dias entre a vacinação e o abortamento ou confirmação da gestação em curso foi de 19 dias.

Entre as mulheres com abortamento espontâneo, os odds ratios ajustados para a vacinação com COVID-19 foram de 0,91 para a vacinação nas 3 semanas anteriores e 0,81 para a vacinação nas últimas 5 semanas. Os resultados foram semelhantes em uma análise que incluiu todos os tipos de vacinas disponíveis na Noruega, em uma análise estratificada de acordo com o número de doses recebidas (uma ou duas) e em análises de sensibilidade limitadas a profissionais de saúde (para a quem a vacinação foi rotineiramente recomendada, exceto no primeiro trimestre) ou mulheres com pelo menos 8 semanas de acompanhamento após gravidez confirmada (para excluir a perda de gravidez subsequente).

Após a análise destes resultados os autores concluíram que não há evidências (até o momento) de um risco aumentado de abortamento espontâneo no primeiro trimestre após a vacinação contra a COVID-19 e complementa as descobertas de outros relatórios que apóiam a vacinação durante a gravidez.

Artigos relacionados:

 


Quer escrever? Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

Magnus, M. C., Gjessing, H. K., Eide, H. N., Wilcox, A. J., Fell, D. B., & Håberg, S. E. (2021). Covid-19 Vaccination during Pregnancy and First-Trimester Miscarriage. New England Journal of Medicine.

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você