Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As tecnologias da saúde e o juramento hipocrático

As tecnologias da saúde e o juramento hipocrático
Academia Médica
jul. 15 - 4 min de leitura
000

A tecnologia de saúde é uma indústria estimulante e em expansão, com muito potencial para tornar o mundo um lugar melhor. Numerosas startups de tecnologia de saúde têm a missão de revolucionar o sistema de saúde, seja por meio da realização de pesquisas inovadoras ou do lançamento de um novo produto no mercado. No entanto, a cultura de startups - encapsulada pelo agora famoso lema de Mark Zuckerberg “mova-se rápido e quebre as coisas” - parece estar fundamentalmente em desacordo com o etos “não causar danos” dos cuidados de saúde.

A inovação se preocupa com a velocidade, mas a ciência leva tempo. Este não é necessariamente um obstáculo intransponível, mas fornece um exemplo da tensão inerente na interseção de cuidados de saúde e tecnologia. Como esses campos continuam a se sobrepor e se fundir de novas maneiras, a consciência das tensões fundamentais dentro da tecnologia de saúde está se tornando cada vez mais necessária.

Desde o início de uma startup, o meio no qual a empresa é construída tem o poder de moldá-la de maneiras profundas. De um modo geral, as startups são caracterizadas pelo moonshot thinking. Esforçando-se para realizar o que nunca foi feito, essas empresas realizam projetos ambiciosos com o olhar voltado para o futuro. Este modelo não é inerentemente ruim. Afinal, o sistema de saúde está cheio de problemas aparentemente insolúveis que o pensamento inovador e a tecnologia de ponta podem ser capazes de resolver. No entanto, os próprios valores que tornam as startups um ambiente propício para a formulação de soluções radicais também são precisamente o que cria um terreno fértil para o engano, a fraude e os danos resultantes.

Para angariar o apoio dos investidores, as startups tendem a criar declarações de missão grandiosas e inspiradoras, que apresentam uma visão excessivamente otimista das possibilidades futuras. “Podemos alcançar o impossível!” as startups proclamam e, às vezes - com uma equipe de especialistas capazes e capital suficiente - podem. Frequentemente, porém, as promessas grandiosas das startups acabam sendo nada mais do que sonhos impossíveis.

Alguém poderia pensar que os conselhos e investidores dessas empresas fariam a devida diligência para ajudar a mitigar essas situações, mas Jim Chanos, o gerente de investimentos que previu a queda da Enron, apontou que esse não é necessariamente o caso. Acontece que muito dinheiro pode ser feito com exageros e hipérboles.

Mas quando se trata de tecnologia de saúde, promessas infundadas podem causar danos significativos. Em um nível individual, os pacientes são prejudicados pela falsa esperança de uma cura milagrosa, quando tal cura, de fato, não existe. Em uma escala mais ampla, as afirmações irresponsáveis ​​de algumas startups de que a ciência está do lado delas (quando não está) prejudicaram a reputação da própria ciência. Lidar com essas violações de confiança caso a caso é lamentavelmente insuficiente. Infelizmente, para cada empresa fraudulenta oficialmente sancionada, muitas outras continuam com os negócios normalmente.

À medida que a indústria de tecnologia da saúde continua a crescer, é fundamental lembrar que o potencial para o bem vem com um potencial igual e oposto para o mal. Os profissionais de saúde prometeram “primeiro, não causar danos”, mas são as únicas pessoas que trabalham com tecnologia de saúde que fizeram o Juramento de Hipócrates. Como as startups de tecnologia da saúde podem ser responsabilizadas pelo mesmo padrão ético?


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


O texto acima foi adptado do Blog KevinMD e é de autoria de Shannon Casey que é médica assistente nos EUA.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você