Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

As vacinas funcionam contra a variante Omicron?

As vacinas funcionam contra a variante Omicron?
Academia Médica
dez. 14 - 3 min de leitura
000

A nova variante Omicron que foi detectada pela primeira vez no dia 24 de  novembro na África do Sul e que agora já está presente em mais de 57 países foi classificada como variante de preocupação pela OMS. A partir dos dados preliminares que já estão disponíveis, há uma indicação de que a variante Omicron é mais transmissível do que as variantes prévias, como a Delta. No entanto, essa nova variante causa doença menos severa.

Mas essa variante consegue escapar das vacinas que utilizamos?

Os resultados de um estudo muito pequeno envolvendo apenas 12 pessoas na África do Sul, que foram divulgados por meio de um preprint, indicam que a eficácia da vacina da Pfizer-BioNTech poderia ser significativamente reduzida contra o omicron, com um nível 41 vezes menor de anticorpos neutralizantes quando em comparação com uma variante do vírus que se espalhou nos estágios iniciais da pandemia.

De acordo com Jonathan Ball, professor de virologia molecular da Universidade de Nottingham:

“Embora a quantidade de vírus neutralizados observados em laboratório seja reduzida acentuadamente - redução de até 40 vezes - ainda há neutralização mensurável do vírus, especialmente naqueles que foram vacinados e previamente infectados. Este grupo imita efetivamente o que esperaríamos de pessoas que receberam duas doses da vacina mais um reforço. . . É por isso que ainda precisamos passar a mensagem: seja vacinado, tome as doses de reforço, mesmo se você já foi infectado antes. ”

A própria Pfizer já se pronunciou dizendo que uma terceira dose da sua vacina fornece níveis de anticorpos similares as titulações observadas na vacinação contra o vírus original.

Além disso, a empresa também afirmou que está desenvolvendo uma vacina específica para essa variante.

A Moderna também afirma que está desenvolvendo uma vacina contra essa nova variante e que os resultados estão previstos para serem entregues em março de 2022.

Artigos relacionados


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

1. Mahase, Elisabeth. “Covid-19: Do Vaccines Work against Omicron—and Other Questions Answered”. BMJ, vol. 375, dezembro de 2021, p. n3062. www.bmj.com, https://doi.org/10.1136/bmj.n3062.

‌2. Cele, Sandile, et al. SARS-CoV-2 Omicron Has Extensive but Incomplete Escape of Pfizer BNT162b2 Elicited Neutralization and Requires ACE2 for Infection. 9 de dezembro de 2021, p. 2021.12.08.21267417. medRxiv, https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2021.12.08.21267417v1. 

Conteúdo traduzido e adaptado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você