Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AULA ABERTA As muitas faces do médico nas Artes e na Literatura - Filósofo, serial-killer, cientista, policial

AULA ABERTA As muitas faces do médico nas Artes e na Literatura - Filósofo, serial-killer, cientista, policial
Academia Médica
ago. 7 - 2 min de leitura
000

Como os médicos são imaginados nas artes e na literatura?

Nesta aula aberta e gratuita do curso de Humanidades Médicas, vamos discutir as variadas representações da Medicina e do médico na cultura popular.

Ainda que hoje a Medicina detenha enorme prestígio, as coisas nem sempre foram assim. Até muito recentemente era comum médicos serem considerados charlatões e parasitas. Porém, isso muda da água para o vinho no século XX, quando as ideias a respeito da Medicina mudam radicalmente e os profissionais da saúde se transformam em galãs de novela e verdadeiros super-heróis. No meio do caminho, há espaço para que os médicos se tornem também detetives, filósofos, comediantes... mas, praticamente nunca, vilões.

Se você não puder assistir no dia, inscreva-se mesmo assim para ver depois.

 

 

 

Você também pode fazer inscrição pelo link: https://bit.ly/medico-artes

A aula será ministrada por Áureo Lustosa Guérios, doutorando em Humanidades Médicas e Literatura na Università di Padova (Itália), que está do Brasil durante o período de pandemia de Covid-19 compartilhando o conhecimento que adquiriu estudando outras pandemias na história. Estará presente também o médico e fundador da Academia Médica, Fernando Carbonieri

 

 

Sobre o professor

Áureo Lustosa Guérios é o criador do podcast Literatura Viral e trata a sua dependência em livros cursando o doutorado em Humanidades Médicas e Literatura Comparada na Universidade de Pádua (Itália). Por lá, estudou como as epidemias são representadas na arte e escreve sua pesquisa sobre o cólera nos séculos XIX e XX. 

Formado em letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), nos últimos anos, Áureo contagiou outros pesquisadores com suas ideias em numerosas conferências internacionais. Além disso, obteve o título de Mestre em Cultura Literária Europeia pela Universidades de Bolonha (Itália), Estrasburgo (França) e Tessalônica (Grécia) com a dissertação sobre a Divina Comédia de Dante Alighieri e participou em cursos de extensão em Science Humanities da Universidade de Cardiff (Reino Unido) e em Estudos Dantescos das Universidades de Dublin (Irlanda) e Verona (Itália).


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você