Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Brasil terá vacina contra a COVID-19 100% nacional

Brasil terá vacina contra a COVID-19 100% nacional
Academia Médica
jan. 7 - 1 min de leitura
000

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa - aprovou a inclusão do insumo farmacêutico ativo (IFA) fabricado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na produção da vacina da Fiocruz/AstraZeneca contra a COVID-19. Desta forma, a decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina cujas todas as etapas de produção sejam realizadas no Brasil.

Para tanto, o órgão avaliou estudos que demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que quando importado.

A decisão desta sexta-feira (7/1) conclui a transferência de tecnologia feita pela Fiocruz que teve início ainda no ano passado. A Agência já havia concedido a Certificação de Boas Práticas de Fabricação do novo insumo no mês de maio de 2021, documento que atesta o cumprimento de todos os requisitos necessários para a garantia da qualidade do IFA pela linha de produção. Desde essa data, a fundação produziu lotes testes para obter a autorização de uso do IFA nacional na vacina.

 

Referências:

Anvisa aprova registro do insumo da Fiocruz e Brasil terá vacina 100% nacional. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/anvisa-aprova-o-registro-do-insumo-da-fiocruz-e-o-brasil-tera-vacina-100-nacional

RESOLUÇÃO-RE Nº 35, DE 6 DE JANEIRO DE 2022. Diário Oficial da União. Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-re-n-35-de-6-de-janeiro-de-2022-372478228

 

Artigos relacionados:


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você