Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cirurgiões norte-americanos têm sucesso em transplante de rim de porco para paciente humano

Cirurgiões norte-americanos têm sucesso em transplante de rim de porco para paciente humano
Academia Médica
out. 22 - 4 min de leitura
000

Pela primeira vez, um rim de porco foi transplantado para um ser humano sem desencadear a rejeição imediata do sistema imunológico do receptor, um avanço potencialmente importante que poderia ajudar a aliviar uma terrível escassez de órgãos humanos para transplante. Pesquisadores do NYU Langone Health destinaram o rim de um porco - cujos genes haviam sido alterados para que seus tecidos não produzissem uma molécula de açúcar (alpha-gal) que iria desencadear a rejeição quase imediata do órgão - para uma paciente que havia tido morte cerebral.

A família da paciente - que mostrou sinais de disfunção renal - consentiu com o experimento antes que ela fosse retirada do aparelho de suporte de vida, disseram os cientistas. Os cirurgiões mantiveram o órgão ligado a vasos sanguíneos da paciente por três dias, porém, fora de seu corpo.

O nível anormal de creatinina da paciente receptora - um indicador de função renal deficiente - voltou ao normal após o transplante segundo os pesquisadores.

Pesquisadores trabalham há décadas com a possibilidade de usar órgãos de animais para transplantes, mas não sabem como evitar a rejeição imediata do corpo humano.

O porco geneticamente modificado, batizado de GalSafe, foi desenvolvido pela unidade Revivicor da United Therapeutics Corp (UTHR.O). Foi aprovado pela Food and Drug Administration dos EUA em dezembro de 2020, para uso como alimento para pessoas com alergia à carne e como uma fonte potencial de terapêutica humana. Outros pesquisadores estão considerando se os porcos GalSafe podem ser fonte de tudo, desde válvulas cardíacas a enxertos de pele para pacientes humanos.

O experimento de transplante de rim da NYU deve abrir caminho para testes em pacientes com insuficiência renal em estágio terminal, possivelmente no próximo ano ou dois. Esses ensaios podem testar a abordagem como uma solução de curto prazo para pacientes criticamente enfermos até que um rim humano esteja disponível, ou como um enxerto permanente.

Nos Estados Unidos, cerca de 107.000 pessoas estão atualmente esperando por transplantes de órgãos, incluindo mais de 90.000 aguardando um rim, de acordo com a United Network for Organ Sharing. O tempo de espera para um rim é em média de três a cinco anos. O próprio pesquisador principal é um receptor de transplante: ele recebeu um coração há muitos anos de um paciente portador de Hepatite C.

O experimento atual envolveu um único transplante, e o rim foi deixado no local por apenas três dias, então quaisquer testes futuros provavelmente irão descobrir novas barreiras que precisarão ser superadas. Os participantes provavelmente seriam pacientes com baixa probabilidade de receber um rim humano e um prognóstico ruim em diálise.

Os pesquisadores trabalharam com especialistas em ética médica, jurídicos e religiosos para examinar o conceito antes de pedir a uma família acesso temporário a um paciente com morte cerebral. 

Este é um passo importante para cumprir a promessa do xenotransplante, que salvará milhares de vidas a cada ano em um futuro não muito distante ”, disse o presidente-executivo da United Therapeutics, Martine Rothblatt.

Especialistas dizem que testes em primatas não humanos e o experimento com um corpo humano abrem caminho para o primeiro transplante experimental de rim ou coração de porco em pessoas vivas. Há ainda diversos aspectos médicos, éticos e legais a serem definidos, de acordo com a equipe de pesquisa, mas o futuro pode trazer muitos resultados promissores.

 

Referências:

U.S. surgeons successfully test pig kidney transplant in human patient. https://www.reuters.com/business/healthcare-pharmaceuticals/us-surgeons-successfully-test-pig-kidney-transplant-human-patient-2021-10-19/

NYU surgeons successfully test pig kidney transplant in human patient. https://nypost.com/2021/10/20/surgeons-successfully-test-pig-kidney-transplant-in-human/

 

Artigos relacionados:


Publique na Academia Médica. Clique em NOVO POST no alto da página. 


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você