Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cochrane lança novo Manual para Revisões Sistemáticas de Intervenções

Cochrane lança novo Manual para Revisões Sistemáticas de Intervenções
Artur Felipe Siqueira de Brito
nov. 18 - 3 min de leitura
000

9ª edição do Manual traz novidades sobre complexidade de intervenções com múltiplos componentes e sobre metanálise de rede

O novo manual da Cochrane descreve os métodos e as melhores práticas para quem realiza revisões sistemáticas com foco no planejamento, condução e tomada de decisões em saúde, resumindo em um único documento os métodos mais recentes para quem deseja conduzir uma revisão sistemática de intervenções. Ele está diponível Gratuitamente no site da Cochrane. O link está no final desta página!

A Cochrane é uma rede global independente que tem por missão “possibilitar a tomada de decisões em saúde baseadas em evidências através da produção de revisões sistemáticas de alta qualidade, relevantes e acessíveis, e de outros tipos de sínteses de evidências”.

A 9ª edição do Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions está dividido em quarto grandes blocos. O primeiro sobre como trabalhar com a Cochrane, o segundo refletindo as principais metodologias aplicadas às revisões sistemáticas de intervenções. A terceira e quarta partes trazem abordagens específicas sobre algumas análises, como de estudos não randomizados, evidência qualitativa e evidência econômica.

Uma grande sacada dos autores foi um novo capítulo sobre metanálise de rede, quando se faz necessário à tomada de decisão sobre várias opções de intervenção e um novo capítulo sobre a complexidade de análise de intervenções com múltiplos componentes, ou intervenções que interagem entre si, necessitando de modelos mais complexos de análise. Avaliações como essas são importantes atualmente, visto que estudos head-to-head tornam-se cada vez mais difíceis de serem publicados, pois, possibilitam uma maneira diferente de planejar e executar a síntese de uma revisão sistemática por meio de técnicas de metanálise.

Além dessas novas abordagens, foi publicada uma atualização sobre avaliação de risco de viés, onde é possível obter orientação sobre avaliação do mesmo em estudos randomizados e avaliação de viés de relatos de caso, bem como a avaliação de viés em estudos não randomizados.

Na prática diária, esse manual pode ser utilizado na avaliação de quais tecnologias em saúde (medicamentos, equipamentos, procedimentos, serviços, dentro outras) serão ofertadas ao paciente nos serviços de saúde, bem como, auxiliar o profissional na escolha da melhor prática clínica a ser conduzida nas mais diversas no cuidado integral ao paciente.

O manual foi desenvolvido por uma equipe altamente qualificada, liderada pelos professores Julian Higgins e James Thomas, juntamente com os editores associados Jacqueline Chandler, Miranda Cumpston, Professora Associada Tianjing Li, Dr. Matthew Page e Professora Associada Vivian. Welch.

Maiores informações podem ser encontradas através do site https://training.cochrane.org/handbook.

 

Você pode adquirir o manual pela Amazon, clicando aqui!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você