Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como aprender qualquer coisa em 20 horas?

Como aprender qualquer coisa em 20 horas?
Juliana Karpinski
set. 13 - 6 min de leitura
000

A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual; não é o processo de aprender várias dicas ou truques. A maior barreira é emocional: nós temos medo!
- Josh Kaufman,  autor best-seller de livros sobre negócios, empreendedorismo.

Você já parou para pensar ou pesquisar quanto tempo demoramos para adquirir uma nova habilidade? Se já faz isso, com certeza você já deve ter ouvido ou lido em algum lugar aquela famosa frase que diz que se você quer aprender algo novo e ser bom nisso precisa praticar por 10 mil horas (isso mesmo 10.000!). 

Assustador, não é?
Para você ter uma ideia, isso equivale ao tempo gasto em um trabalho integral por 5 anos. Mas todos nós já tivemos experiência de aprender algo novo e isso não levou tanto tempo. Então há algo estranho na afirmação acima.

Precisamos entender melhor o contexto em que essa regra das 10 mil horas se insere e as mentiras que nos foram contadas com base nela. K. Anders Ericsson, PhD, professor de psicologia na Florida State University estudou o que é preciso para ser considerado o melhor do mundo em áreas como música, xadrez, medicina e esportes. E foi sua pesquisa que serviu de base para a popular regra das 10 mil horas, citada em muitos livros ao longo dos últimos anos.

Ericsson, entretanto, já deixou claro essa regra não existe. Esse número, juntamente com a ideia de uma "regra", é baseado em uma série de interpretações errôneas de seu trabalho. saiba mais no podcast a seguir:

 

Vamos explicar melhor isso...

Os estudos de Ericsson foram feitos com base em profissionais de alta performance, os melhores do mundo em música, competições de xadrez, esportes de alto rendimento. Ele tentou entender em sua pesquisa quanto tempo leva para uma pessoa chegar ao topo em suas atividades. E o que ele descobriu foi que quanto melhor o resultado, mais tempo essas pessoas passam se dedicando e praticando a atividade que desempenham. E para chegar a esse topo, elas levam, em média, 10 mil horas.

Essa regra se popularizou principalmente com o livro Fora de série - Outliers, de Malcolm Gladwell, que comenta sobre o que torna algumas pessoas capazes de atingir um sucesso tão extraordinário e peculiar a ponto de serem chamadas de "fora de série".

A pesquisa de Ericsson, popularizada por Gladwell, começou a fazer parte de um verdadeiro "telefone sem fio": essa mensagem, que "leva 10 mil horas para se alcançar o topo de uma atividade super competitiva" passou a ser propagada como "leva 10 mil horas para se tornar um expert em alguma coisa", que se tornou "leva 10 mil horas para se tornar bom em alguma coisa", que de repente passou a estar em todos os lugares como "leva 10 mil horas para se aprender alguma coisa". O que não é verdade!

E isso é o que Josh Kaufman, autor de livros best-seller sobre negócios e empreendedorismo como The Personal MBA: Master the Art of Business e The First 20 Hours: How to Learn Anything... Fast!, apresenta no TEDxCSU (que serviu de inspiração para esse texto), ao responder a pergunta: quanto tempo leva para começar alguma coisa sendo muito incompetente e chegar a um nível razoavelmente bom? 

20 horas!

Sim, segundo Kaufman, há um método de quatro etapas que podem ajudar qualquer pessoa a conquistar uma acentuada curva de aprendizado sobre qualquer coisa em menos de 20 horas, ou seja, cerca de 45 minutos por dia, durante 1 mês.  Confira os 4 passos:

1. Divida a habilidade em partes menores

A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o que deseja aprender e depois dividir em pedaços menores e gerenciáveis. A maioria das novas habilidades são, na verdade, um pacote de habilidades que requerem diferentes conhecimentos. Quanto mais você decide, mais você é capaz de decidir quais desses pedaços de conhecimento realmente irão te ajudar na habilidade que você quer desenvolver

2. Aprenda o suficiente para saber quando você está errando

Selecione de três a cinco recursos sobre o que você está tentando aprender. Podem ser livros, DVDs, qualquer outra coisa, mas não os use como forma de procrastinar. Comece a praticar e se auto-corrigir enquanto pratica. Dessa forma o aprendizado se torna uma forma de melhorar e notar quando você está cometendo um erro.

3. Remova as barreiras para a prática

Celular, televisão, internet... Todas essas coisas ficam no caminho entre você sentar e começar a aprender. Quanto mais você se torna capaz de usar a sua força de vontade para remover as distrações que estão impedindo a sua prática, mais você é capaz de sentar e praticar

4. Pratique por pelo menos 20 horas

A maioria das habilidade, para serem alcançadas, precisam superar a “barreira da frustração” - aquele período no início em que você se sente incompetente e sabe que realmente é. Para superar essa barreira você precisa praticar a nova atividade por pelo menos 20 horas para colher as recompensas e perceber o quanto ficou bom.

O que achou dessas 4 etapas? É possível aprender algo novo em apenas 20 horas?
Faça o teste e compartilhe conosco o resultado ;)

 

 


Quer escrever na Academia Médica?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 190 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Fonte: The first 20 hours -- how to learn anything | Josh Kaufman


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você