Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Como planejar sua dissertação?

Como planejar sua dissertação?
Fernando Carbonieri
dez. 28 - 4 min de leitura
000

Como planejar sua dissertação?

Nesta época de fim de ano, todos fazemos muitos planos. Prometemos emagrecer, estudar mais, sair mais com os amigos... Entre os muitos projetos, um dos meus planos de ano novo é fazer o TCC (Trabalho Científico de Curso) e outros projetos de iniciação científica. Para ajudar você, caro colega, (e me ajudar, é claro) confira no Academia Médica algumas dicas sobre como planejar sua dissertação.

Ter um objetivo claro e estruturar seu trabalho significa que você não será perturbado, caso sua pesquisa não siga como você havia imaginado.

Essa é, provavelmente, a parte mais importante de sua pesquisa e escrever vai comprometer sua carreira na graduação - por isso a ideia de escrever sua dissertação pode ser assustadora. Começar com um plano estruturado, irá focar a sua pesquisa, usar seu tempo de forma eficiente e manter a sua tarefa administrável.

Escolha sua área de interesse:

Prioridades primeiro: que assuntos mais te interessaram durante o curso? Estudar um tema que você realmente goste tornará sua dissertação menos chata. Faça muitas leituras preliminares sobre sua área de interesse assim você terá certeza de que existe literatura suficiente para suportar suas ideias iniciais. Dê uma boa olhada nos artigos mais recentes na sua área de interesse. Estes te ajudarão a identificar o melhor ângulo e realçar as lacunas nas investigações atuais que você pode preencher em sua pesquisa.

Escolha uma abordagem e um título:

Qual será sua linha de pesquisa? Você pode, por exemplo, estender ou continuar uma pesquisa já existente, aplicar uma teoria numa experiência prática e criticar quanto êxito isso teve, ou analisar de perto uma ideia ou objeto sob uma nova perspectiva. Sua abordagem ditará seu título. O título deve apresentar claramente a linha de pesquisa e a abordagem que sua dissertação seguirá. Se você está inseguro, faça um "título de trabalho". Você também pode compor alguns títulos para diferentes ênfases, mantê-los em mente durante a sua pesquisa. lembre-se de mandar seu título para seu orientador. Ele está habilitado para te aconselhar, ajudar a refinar sua pesquisa e sugerir literatura de apoio..

Faça um esboço:

A estrutura geral é a seguinte:

  • Introdução: diz o que será dito.
  • Corpo do texto: realmente diz.
  • Conclusão diz novamente o que já foi dito.

 

Você pode quebrar estes tópicos em subtítulos. Na introdução você pode incluir:

  • O que você está pesquisando.
  • Como você vai fazer isso (conceitos/teorias/estudos).

 

No corpo de texto você pode dividir em :

  • Definições, estabeleça áreas de pesquisa, antecipe problemas.
  • Argumento ou tema principal.
  • Tema ou argumento alternativo.

 

A conclusão pode incluir:

  • Sumário de suas descobertas.
  • Encontrou uma solução?
  • O que restou e não foi resolvido?
  • Que pesquisa futura resolveria este problema adicional?

Comece uma lista de recursos:

Enquanto você está planejando seus tópicos, inclua o nome completo de livros e o número da página que podem ajudá-lo a recuperar rapidamente informações necessárias para escrever seu projeto. É muito útil começar a compilar a bibliografia  durante a fase de planejamento.

Reveja e ajuste seu planejamento durante a pesquisa:

Até os melhores planos falham - não entre em pânico ! Enquanto você lê e pesquisa sobre as áreas principais, a estrutura e a direção do seu plano inicial podem mudar. Essa é a beleza de ter um plano. Quando um novo foco em potencial surge, você pode ajustar seu título, tópicos e fazer alguma notas para abranger suas novas ideias antes que sua pesquisa. Ter um plano significa que você não perderá o foco no fim de sua pesquisa.

Fique calmo, teremos mais dicas em breve!

Fonte: http://www.theguardian.com/education/2013/mar/21/how-to-plan-your-dissertation

download (1)

Minha dica é: "Dream big, start small, but most of all, just start now !" (Sonhe grande, comece pequeno, mais do que tudo, apenas comece agora). Você não precisa descobrir a cura do câncer logo de cara. Fazer pesquisa científica, entretanto, fará toda a diferença para sua carreira e para a comunidade científica como um todo, por "menor" que sua pesquisa seja.

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você