Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

COVID-19: 10 recomendações para médicos e pacientes - baseadas em evidências científicas

COVID-19: 10 recomendações para médicos e pacientes -  baseadas em evidências científicas
Academia Médica
jul. 6 - 11 min de leitura
000

A pandemia da COVID-19 produziu efeitos devastadores em todo o mundo, com o coronavírus (SARS-CoV-2) infectando mais de 170 milhões de pacientes e causando mais de 3,5 milhões de mortes em 1º de junho de 2021. O medo e a ansiedade resultantes entre o público e os médicos têm frequentemente resultado em mudanças rápidas nas práticas clínicas e decisões de triagem hospitalar, muitas das quais não são baseadas em evidências e são frequentemente prejudiciais. Tem havido grandes variações em nível global e regional na orientação relacionada ao uso de máscara, protocolos de teste, vacinação e triagem de pacientes (tanto admissão hospitalar quanto escalada para unidade de terapia intensiva), bem como o uso de várias intervenções farmacêuticas no tratamento de pacientes com COVID-19. Muitos desses desvios dos cuidados de saúde baseados em evidências resultam em danos substanciais, pois desviam esforços e recursos de práticas recomendadas baseadas em resultados e baseadas em dados para aquelas que são de eficácia duvidosa e até mesmo prejudiciais. Como muitos países continuam a experimentar ondas repetidas de COVID-19, é importante identificar abordagens práticas baseadas em evidências e implementáveis ​​no mundo real para otimizar o uso de recursos e melhorar os resultados. Embora sejam importantes em todo o mundo, são cruciais em países de renda baixa e média, onde os recursos são escassos.

A iniciativa Choosing Wisely foi criada para promover conversas entre pacientes e médicos sobre como evitar intervenções médicas desnecessárias. A missão do Choosing Wisely é ajudar pacientes e médicos a escolher cuidados baseados em evidências, não duplicados, isentos de danos e verdadeiramente necessários. Funciona criando listas de "coisas que os médicos e pacientes devem questionar", algo que é particularmente apropriado para as respostas de saúde pública e decisões de gestão na atual pandemia. Em resposta ao uso generalizado de práticas não baseadas em evidências, o Choosing Wisely for COVID-19 foi criado para identificar as "melhores opções" para o público em geral, pacientes e médicos. Confira a lista com os tópicos:

 

1) Use máscaras bem ajustadas de forma adequada, sempre que estiver em público

Uma revisão sistemática e meta-análise de 10 estudos observacionais ajustados (n = 2.647) e 29 não ajustados (n = 10.170) mostraram que o risco de infecção foi significativamente reduzido com máscaras faciais. As máscaras PFF2/N95 foram associadas a maiores reduções no risco do que as máscaras cirúrgicas ou outras. O mascaramento duplo é preferível ao mascaramento único, a menos que as máscaras sejam PFF2/N95.

2) Evite lugares lotados, especialmente lugares fechados

Uma revisão sistemática e meta-análise de 9 estudos observacionais ajustados (n = 7.782) e 29 não ajustados (n = 10.736) mostraram que o risco de infecção foi significativamente reduzido com distanciamento físico> 1 metro. Quanto maior o distanciamento físico, menor a chance de infecção. Manter a ventilação adequada abrindo portas e janelas é uma medida importante para diminuir a propagação da infecção.

3) Faça o teste se tiver sintomas de COVID-19 e isole-se em casa se os sintomas forem leves

O teste precoce e o isolamento em casa são recomendados se alguém apresentar sintomas de COVID-19, como febre, dor de garganta, tosse, perda do olfato e/ou paladar. O teste permite uma estratégia de isolamento, de rastreamento de teste, que é eficaz no controle da propagação posterior. Se alguém apresentar esses sintomas e não tiver acesso a instalações de teste confiáveis, o diagnóstico sindrômico pode ser feito. A maioria dos pacientes pode ser tratada em casa e se recuperar bem com o monitoramento regular da temperatura e da saturação de oxigênio. As únicas intervenções necessárias são manter a hidratação (muitos fluidos orais) e sintomáticos para febre e dores no corpo.

4) Procure ajuda médica se tiver dificuldade para respirar ou se a saturação de oxigênio cair para menos de 92%

Pacientes que ficam sem fôlego em repouso ou após o exercício, ou aqueles com saturação de oxigênio de <92% ou aqueles com uma queda de> 4% na saturação de oxigênio após uma teste de exercício devem procurar ajuda médica e devem ser adequadamente triados para tratamento médico em hospital e ambientes não hospitalares. Deitar de bruços ajudará a melhorar a saturação de oxigênio.

5) Seja vacinado assim que for elegível, e mesmo se você já teve COVID-19 no passado

Vários estudos randomizados demonstraram a eficácia de várias vacinas aprovadas na prevenção da infecção com SARS-CoV-2 e doenças graves e mortalidade devido ao COVID-19. A vacinação continua sendo uma estratégia extremamente eficaz em nível populacional para a prevenção e mitigação da COVID-19. Esta recomendação se aplica mesmo se alguém já teve COVID-19 no passado.

6) Não prescrever terapias não comprovadas ou ineficazes para COVID-19

No momento, não há dados que apoiem o uso de favipiravir, ivermectina, azitromicina, doxiciclina, oseltamivir, lopinavir – ritonavir, hidroxicloroquina, itolizumabe, bevacizumabe, IFN-α2b, fluvoxamina, plasma convalescente ou quaisquer preparações à base de COVID-19. Nenhum deles é atualmente recomendado pela OMS. Esta lista precisará ser revisada à medida que novas evidências surgirem.

7) Não use medicamentos como remdesivir e tocilizumabe, exceto em circunstâncias específicas onde possam ser úteis

O tocilizumabe é útil apenas em pacientes gravemente enfermos, recebendo esteróides, apresentando sinais de inflamação e apresentando necessidades crescentes de oxigênio. O uso em outras situações clínicas não é benéfico e provavelmente é prejudicial. O Remdesivir tem eficácia marginal em encurtar o tempo de recuperação em adultos quando administrado precocemente a pacientes que requerem oxigênio em alguns ensaios, mas não em outros. Não diminui a mortalidade e não é indicado em outras situações clínicas.

8) Use esteroides com prudência apenas em pacientes com hipóxia e monitore os níveis de açúcar no sangue para mantê-los na faixa normal

Ensaios clínicos randomizados mostraram benefícios com o uso de esteroides de curta duração (5 a 10 dias) como a dexametasona (6 mg por dia) em pacientes com COVID-19 que requerem oxigênio. Quanto mais doente estiver o paciente, maior será o benefício. Outros esteroides equivalentes, como metilprednisolona (16 mg duas vezes ao dia) ou prednisolona (20 mg duas vezes ao dia) podem ser usados. Os esteroides não trazem benefícios e podem prejudicar os pacientes que não precisam de oxigênio. Não há dados que apoiem o uso de esteroides por um período mais longo (> 10 dias) ou uma dose mais alta. É importante manter o controle glicêmico em pacientes em uso de esteroides para reduzir o risco de infecções fungicas secundárias, como a mucormicose. Não há necessidade de reduzir os esteroides após o uso por 5 a 10 dias.

9) Não realize rotineiramente investigações que não orientem o tratamento, como tomografias computadorizadas e biomarcadores inflamatórios

Não há dados que apoiem o uso rotineiro de tomografias computadorizadas de tórax, escores tomográficos ou biomarcadores inflamatórios, como ferritina, IL-6, LDH e procalcitonina para classificar a gravidade da COVID-19 ou orientar os protocolos de tratamento.

10) Não ignore o manejo e tratamento de doenças críticas não COVID-19 durante a pandemia

Vários estudos têm mostrado que o cuidado de doenças como câncer, tuberculose, doenças cardíacas e renais, e condições como saúde mental, parto, assistência perinatal e imunização infantil, foram prejudicados durante a pandemia. Isso tem sérias implicações em seus resultados. Os serviços de saúde essenciais devem continuar a ser fornecidos durante qualquer pandemia. Por exemplo, estima-se que a suspensão dos serviços de câncer resultará em mais mortes do que as devidas ao COVID-19 durante a pandemia.

Em resumo, a iniciativa Choosing Wisely para a COVID-19 identificou dez recomendações principais para o controle da COVID-19 por meio de contribuições e processo de desenvolvimento sistemático de diversas partes interessadas. A adoção e implementação desta lista irá promover uma implementação mais baseada em evidências para políticas e práticas na gestão da pandemia em várias partes do mundo. Mais importante ainda, esta lista enfatiza o papel crítico que a medicina baseada em evidências deve cumprir, mesmo durante uma pandemia.

 


Você sabe como usar os parâmetros adequados do ventilador mecânico sem causar danos pulmonares ao seu paciente?

Quando há a combinação de uma alta concentração de oxigênio inalada e de um excesso de pressão para forçar a entrada do ar no pulmão, os danos da ventilação mecânica podem ser maiores que os seus benefícios. Dominar as técnicas da ventilação mecânica protetora é fundamental para que você possa ajustar o ventilador corretamente e evitar lesões ou danos pulmonares ao seu paciente.

Para te auxiliar a dominar melhor esse conhecimento, a Dra. Roberta Fittipaldi ministrar uma aula gratuita sobre Ventilação Mecânica Protetora no próximo dia 28/07, às 21h, aqui na Academia Médica, e você é meu convidado para essa troca de conhecimento!

Para participar, faça sua inscrição clicando no link abaixo ou no banner do evento!

bit.ly/ventilacao-protetora

 

 

 


Quer escrever?
Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

  1. Pramesh, C.S., Babu, G.R., Basu, J. et al. Choosing Wisely for COVID-19: ten evidence-based recommendations for patients and physicians. Nat Med (2021). https://doi.org/10.1038/s41591-021-01439-x
  2. Chu, D. K., Akl, E. A., Duda, S., Solo, K., Yaacoub, S., Schünemann, H. J., ... & Reinap, M. (2020). Physical distancing, face masks, and eye protection to prevent person-to-person transmission of SARS-CoV-2 and COVID-19: a systematic review and meta-analysis. The lancet, 395(10242), 1973-1987.
  3. Huang, X., Ding, A., Gao, J., Zheng, B., Zhou, D., Qi, X., ... & He, K. (2021). Enhanced secondary pollution offset reduction of primary emissions during COVID-19 lockdown in China. National Science Review, 8(2), nwaa137.
  4. Directorate General of Health Services, Ministry of Health and Family Welfare, Government of India. https://www.dghs.gov.in/WriteReadData/News/202105270436027770348ComprehensiveGuidelinesforManagementofCOVID-1927May2021DteGHS.pdf
  5. National Institutes of Health. https://www.covid19treatmentguidelines.nih.gov/ (accessed 06 July 2021).
  6. McDonald, I., Murray, S. M., Reynolds, C. J., Altmann, D. M., & Boyton, R. J. (2021). Comparative systematic review and meta-analysis of reactogenicity, immunogenicity and efficacy of vaccines against SARS-CoV-2. npj Vaccines, 6(1), 1-14.
  7. Siemieniuk, R. A., Bartoszko, J. J., Ge, L., Zeraatkar, D., Izcovich, A., Kum, E., ... & Brignardello-Petersen, R. (2020). Drug treatments for covid-19: living systematic review and network meta-analysis. Bmj, 370.
  8. Ranganathan, P., Sengar, M., Chinnaswamy, G., Agrawal, G., Arumugham, R., Bhatt, R., ... & of India, N. C. G. (2021). Impact of COVID-19 on cancer care in India: a cohort study. The Lancet Oncology.

Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você