Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Os filhos metastáticos do Mais Médicos

Os filhos metastáticos do Mais Médicos
João Carlos Simões
jan. 14 - 4 min de leitura
000

Os filhos metastáticos do Mais Médicos

Nosso colaborador João Carlos Simões traça um panorama sobre a abertura de novas vagas para cursos de medicina no país e a consequente precariedade do ensino. No texto, demonstra como a impulsão gerada pelo Mais Médicos promoverá um avanço na já trágica qualidade de assistência médica no País.

A mãe da nação está criando serpentes que não param de se reproduzir. Pelo ponto de vista do Dr. Simões, em breve estes ovos irão eclodir e devorarão o que resta de credibilidade e qualidade na profissão médica.

O OVO DA SERPENTE

por João Carlos Simões

"O progresso ético é lento, mas seguro. A virtude atrai e ensina". - (José Ingenieros - O homem medíocre)

O Brasil conta com 21.674 vagas autorizadas para cursos de medicina. Deste total, 11.269 estão no interior e 10.045 em capitais. Essa distribuição já é resultado do processo de interiorização do ensino superior adotado pelo governo federal. Até 2012, predominava a oferta de vagas nas capitais, que tinham 8.911, enquanto no interior havia 8.772 vagas . Nos programas de residência, paradigma de formação de médicos especialistas e competentes, há aproximadamente  10.196 vagas de acesso direto disponíveis para os recém-formados.

A inferência lógica é que só 60% dos médicos têm acesso à especialização. Participam do mercado de trabalho, sem nenhum treinamento necessário aproximadamente 6.000 médicos por ano. E o que eles farão? Aonde vão trabalhar? Com que atribuição examinarão um paciente e interpretarão ou solicitarão exames complementares? Pior ainda, com que competência e habilidade farão um ato operatório invasivo, se não tiveram nenhum treinamento em serviço?

Atualmente o Brasil tem hoje 246 cursos de Medicina e só perde para a Índia que tem 272 cursos porém com aproximadamente 1.205.073.612 habitantes.

O Ministério da Educação autorizou, em junho de 2012, a criação de mais nove cursos de medicina particulares com 800 vagas no total, sendo 520 nas regiões Sul e Sudeste, onde hoje já se concentram 72% dos médicos brasileiros.

As novas escolas estão nas cidades de Votuporanga (60 vagas) e São José do Rio Preto (160 vagas em dois cursos), em São Paulo; Belo Horizonte (120 vagas) e Betim (120 vagas), em Minas Gerais; e Londrina (60 vagas), no Paraná. As demais ficam em Recife/PE (120 vagas), Cajazeiras/PB (60 vagas) e Salvador/BA (100 vagas).Sete foram criadas em 2011, sendo cinco particulares, uma municipal e uma estadual. Este ano, além das nove já mencionadas, foi criada uma federal em fevereiro. No quadro geral, são 82 cursos públicos (federais, estaduais e municipais) contra 114 privados, criados principalmente de 1967 a 1970 (auge do período militar), 1997 a 1999 (segundo mandato do governo FHC) e desde 2002 até nossos dias (governos Lula e Dilma

Recentemente uma outra notícia do MEC refere que instituições de ensino superior de 39 municípios brasileiros já podem fazer as inscrições com propostas de criação de novos cursos de medicina. A inferência mais complicada é com que professores capacitados com mestrado e doutorado esses estudantes farão a sua formação em ensino-aprendizagem nesses cursos.

Consequentemente, nenhum dos médicos que se graduarão em um desses novos cursos privados irá trabalhar em uma cidade ou região carente de médicos. Serão participantes de um sistema saturado de médicos nas instituições de melhor qualidade. Disputarão tenazmente as vagas em bons programas de residência médica e poucos serão selecionados. Resistirão a trabalhar na periferia dos grandes centros onde estudaram e insuflarão cada vez mais as capitais.

O notável professor Adib Jatene escreveu que decisões equivocadas como essas e outras servem para desmotivar os que ainda creditam ser possível corrigir as iniquidades, criadas por influência empresarial ou política, e para reforçar a ideia de que não adianta lutar por dias melhores.

Desta maneira inconsequente e delirante, o governo está incubando o ovo da serpente que quando eclodir devorará a todos nós com a incompetência dos novos profissionais da saúde, degradação do mercado de trabalho e precarização da saúde.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você