Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
CardiologiaVOLTAR

Declaração do AHA reúne tudo que sabemos até agora sobre arritmias em pacientes oncológicos

Declaração do AHA reúne tudo que sabemos até agora sobre arritmias em pacientes oncológicos
Academia Médica
jun. 24 - 3 min de leitura
000

A oncologia vem avançando muito nos últimos anos, e isso possibilitou com que os pacientes vivessem mais tempo graças aos avanço no diagnóstico e tratamento, no entanto os mesmos medicamentos que salvam os pacientes podem os matar devido a alta toxicidade cardiovascular existente.

Dentre as complicações que se tem observado nos(as) pacientes oncológicos(as) estão as arritmias e esses pacientes têm muitas particularidades no que se refere ao seu manejo e acompanhamento, para as arritmias cardíacas não é diferente.

Tendo em vista essa problemática, a American Heart Association e colaboradores realizaram a construção de um documento que traz todo o conhecimento existente até agora no que ser refere à identificação e tratamentos de arritmias em pacientes com câncer.

 

Quais são as arritmias mais comuns?

As taquiarritmias atriais, particularmente a fibrilação atrial são as mais comuns, no entanto as arritmias ventriculares, incluindo aquelas com intervalo QT prolongado devido ao tratamento e bradiarritmias também podem acontecer.

 

Como estão os estudos até agora?

Há escassez de estudos que abordem a necessária prevenção e tratamento para esses casos, uma vez que já se estabeleceu a relação de causa-efeito entre toxicidade e fármacos para tratamento de câncer. 

 

Qual a motivação para o lançamento de tal declaração científica?

Trata-se também de um chamado para a mobilização das diferentes áreas que de algum modo se sobrepõem à oncologia em prol de desenvolverem estudos e terem um local de fácil acesso a todo o conhecimento relevante que existe até agora em prol de fornecer um tratamento e cuidado de maior qualidade aos pacientes oncológicos.

Tais áreas são: oncologia cardíaca, eletrofisiologia, oncologia comunitária.

O assunto também foi tema especial no nosso programa premium da Academia Médica, o Troca de Plantão que ocorre diariamente às 6 AM na ClubHouse. Ouça na íntegra aqui:

Entre o tema abordado, foi falado sobre as áreas de sobreposição entre especialidades e a dificuldade que é para um especialista em uma área interpor o conhecimento para o benefício do paciente e como isso pode ser feito

Houve incidência maior de arritmias em pacientes oncológicos, entre elas a fibrilação atrial, mas qualquer tipo de arritmia pode acontecer no paciente, podendo até mesmo desenvolver bloqueio átrio-ventricular. 

Existe uma classe antraciclinas, principalmente a doxorrubicina que causa disfunção ventricular bem conhecida.

Foram faladas também as causas principais das arritmias cardíacas, os mecanismos pelos quais as drogas causam esse efeito colateral.

  • Disfunção autonômica

  • Disfunção miocárdica direta

  • Alteração/disfunção de canais iônicos

  • Isquemia miocárdica

  • Doença pericárdica

  • Liberação de citocinas

Foi comentado também que só de o paciente ter câncer ele já aumenta em x vezes a chance de desenvolver arritmias, para saber o número vou deixar a indicação completa do bate papo, disponível no player acima, e em todas as outras plataformas integradoras de podcasts, portanto, fique à vontade para usufruir desse conhecimento.

 

Achou esse tema interessante? Compartilhe seu conhecimento e experiência sobre o assunto no espaço abaixo apropriado para comentários, espero que tenha gostado e até a próxima leitura.

 


Por Yan Kubiak Canquerino - Colaborador da Academia Médica


 

Referências:

Recognition, Prevention, and Management of Arrhythmias and Autonomic Disorders in Cardio-Oncology: A Scientific Statement From the American Heart Association | Circulation (ahajournals.org). Acesso em 23/06/2021.

Risk of Atrial Fibrillation According to Cancer Type: A Nationwide Population-Based Study | JACC: CardioOncology. Acesso em 23/06/2021.

Participe do grupo Cardiologia e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você