Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC

Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC
Academia Médica
nov. 18 - 3 min de leitura
000

A DPOC (Doença Pulmonar obstrutiva Crônica) é resultante de uma complexa interação entre características individuais, como predisposição genética, baixo desenvolvimento pulmonar na infância, condições socioeconômicas e envelhecimento e exposição a gases e fumaças tóxicas, principalmente fumaça de tabaco, poluição atmosférica e queima de biomassa. O tabagismo, tanto atual como prévio, é ainda o principal fator de risco relacionado à doença.

A DPOC compreende a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Os sintomas mais comuns são dispneia, com progressão aos esforços, tosse crônica e expectoração, quando há inflamação dos brônquios e excesso de muco, dificultando a passagem de ar e a perda progressiva de função pulmonar. No enfisema pulmonar, com a dilatação nos alvéolos e destruição das suas paredes, há o agravamento da dispneia pela capacidade pulmonar reduzida. 

Nas últimas décadas, observou-se aumento na prevalência e na mortalidade devido à DPOC. De acordo com dados da OMS, ela é atualmente apontada como a terceira causa de mortalidade no mundo, contabilizando mais de três milhões de mortes em 2016. Quando não fatal, a doença é uma importante causa de morbidade, que leva a altas taxas de absenteísmo no trabalho e de aposentadorias precoces, aumento nas taxas de internação e, assim, aumento nos custos relacionados à doença. 

O Dia Mundial da DPOC é organizado pela Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD) em colaboração com profissionais de saúde e grupos de pacientes com DPOC em todo o mundo, e é comemorado sempre na 3ª quarta-feira do mês de novembro. Seu objetivo é aumentar a conscientização, compartilhar conhecimentos e discutir maneiras de reduzir a carga da DPOC em todo o mundo.

O primeiro Dia Mundial da DPOC foi realizado em 2002. A cada ano, organizadores em mais de 50 países realizam atividades, tornando o dia um dos eventos de conscientização e educação mais importantes do mundo sobre a DPOC. O tema de 2021 para o Dia Mundial da DPOC é “Pulmões Saudáveis ​​- Nunca Mais Importante” e aconteceu no dia 17 de novembro. O objetivo deste ano é destacar que o fardo da DPOC permanece, apesar da atual pandemia global de COVID-19.

O tratamento da DPOC tem como principais objetivos: controle dos sintomas, melhora da qualidade de vida e diminuição na frequência de exacerbações. A utilização de broncodilatadores de longa duração constitui a base do tratamento medicamentoso, e sua prescrição segue diretrizes nacionais e internacionais.

A DPOC cursa com importante comprometimento da capacidade funcional de exercício, decorrente da obstrução ao fluxo aéreo, perda de massa magra e, em muitos casos, hipoxemia. A atividade física é também uma parte importante do tratamento. Além disso, é importante garantir que portadores de DPOC tenham acesso a programas de reabilitação pulmonar.

Confira abaixo o vídeo educativo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia sobre a DPOC:

 

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. Doença pulmonar obstrutiva crônica. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. 2021. Disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/protocolos-clinicos-e-diretrizes-terapeuticas-pcdt/arquivos/2013/doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-pcdt.pdf

WORLD COPD DAY 2021. Disponível em https://goldcopd.org/world-copd-day/

Organização Mundial da Saúde (OMS). Geneva: WHO. The top 10 causes of death. Disponível em https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death

 

Artigos relacionados:


Publique na Academia Médica! Clique em NOVO POST e comece agora mesmo a compartilhar conhecimento com a nossa comunidade


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você