Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil

Dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil
Academia Médica
nov. 30 - 2 min de leitura
010

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou na tarde desta terça-feira (30) a presença de dois casos da variante Ômicron do Sars-Cov-2 no Brasil. A testagem genética foi realizada pelo laboratório Albert Einstein e confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz.

Os casos positivos são de um passageiro oriundo da África do Sul que desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos, São Paulo, no dia 23, e sua esposa. Ele portava resultado de RT-PCR negativo e iria voltar para o país africano no dia 25 acompanhado dela, motivo pelo qual o teste foi repetido. Nesse novo teste ambos apresentaram resultado positivo para a COVID-19 e foi feita a comunicação ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre os resultados positivos e informou hoje que tratava-se da nova variante

“Diante da identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, a Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, deve monitorar casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, para avaliação das condições de saúde e direcionamento dos indivíduos aos serviços de atenção à saúde, bem como para adoção das medidas de prevenção e controle da COVID-19”, destacou a entidade em nota. 

A entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria interministerial CC-PR/MS/MJSP/MINFRA 660, de 27 de novembro de 2021, que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul e também suspendeu a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, por esse país.

A responsabilidade no monitoramento nos aeroportos é da Anvisa e, até o momento, o Governo Federal não exige comprovante de vacinação contra a COVID-19 de viajantes estrangeiros para entrada no país.

 

Referências:

Anvisa informa sobre identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron em território nacional. Disponível em https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-informa-sobre-a-identificacao-preliminar-de-dois-casos-da-variante-omicron-em-territorio-nacional

SP confirma os dois primeiros casos da variante Ômicron no Brasil. Disponível em https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/sp-confirma-os-dois-primeiros-casos-da-variante-omicron-no-brasil/

Artigos relacionados:

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você