Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Empreender: necessidade ou oportunidade?

Empreender: necessidade ou oportunidade?
Pedro Gois
out. 6 - 3 min de leitura
000

A maioria de nós escutou durante toda a vida que empreender é sempre algo arriscado. Em nada surpreendente essa afirmação, pois é de conhecimento público que. aqui no Brasil, não temos uma cultura empreendedora. No entanto, o número de empresas abertas nos últimos anos aumentou. Alguns especialistas alegam a principal força motriz dessa crescente foi a conjuntura de desemprego no país.

Outra questão é que grande parte das empresas não sobrevive, nem encontra equilíbrio em suas finanças por muito tempo. Mas os motivos para esse fenômeno são muitos e não caberiam neste post. O que eu quero enfatizar neste artigo é o fato da motivação de empreender ser uma NECESSIDADE e não uma OPORTUNIDADE.

É claro que a necessidade pode criar empresas de sucesso, mas o leitor há de convir comigo que quando se está encurralado em uma parede, raciocinar não é tarefa fácil. Nós, estudantes de medicina e médicos, devemos ter bastante atenção nesse ponto. A saúde tem vivido uma era de mudanças, assim como os salários ofertados e a quantidade de vagas de emprego para os profissionais médicos do Brasil. Mas, apesar de tudo, ainda é uma das profissões em que provavelmente você está sempre empregado e tem uma média razoável de ganhos financeiros. Isso nos permite criar OPORTUNIDADE de investimento.  

Muitas pessoas imaginam que os grandes empreendedores têm sorte de ter tido a ideia certa, no momento certo. Aquela ideia que alcançou o encaixe perfeito no mercado e resolveu a dor (termo usado para definir a necessidade do seu produto para o mercado) de milhares de pessoas.

Particularmente, acredito que a sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Imagine ter uma ideia e não saber absolutamente o que fazer com ela? A probabilidade maior é de você esquece-la ou achar que é impossível. Agora imagine que durante sua vida você se preparou para ter grandes ideias e para saber o que fazer quando elas surgissem. Opa! Oportunidade! Agora vai a melhor afirmação deste texto: quanto mais você sabe sobre esse universo mais insights você tem.

Portanto, está mais do que na hora de criarmos uma cultura empreendedora dentro da saúde como um todo. Não é uma boa ideia esperar que exista apenas a NECESSIDADE.  A única coisa pior que começar alguma coisa e falhar é não começar. A dica de hoje é pensar quantas ideias você deixou de lado por pensar que eram impossíveis. Você vai se surpreender.

Que tal compartilhar suas ideias conosco? 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você