Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Figure 1 – o aplicativo médico que está mudando a forma de discutir casos clínicos (e de graça)

Figure 1 – o aplicativo médico que está mudando a forma de discutir casos clínicos (e de graça)
Fernando Carbonieri
abr. 11 - 5 min de leitura
000

Figure 1 – o aplicativo médico que está mudando a forma de discutir casos clínicos (e de graça)

Não é novidade que a medicina é a ciência do já visto. Médicos são forjados sim a muito estudo e apenas ficam melhores com a experiência. Atender um novo caso clínico diariamente proporciona o aprendizado real e prático. Não tem como ser de outra forma.

Mas é fato também que a tecnologia da informação vem modificando alguns paradigmas no ensino da medicina e na forma como discutimos os casos clínicos. A beira do leito continua fundamental, mas novos aplicativos permitem levar o leito até o seu smart device.

Capturar score fig 1 O Fig 1 recebeu 4.9 pontos da nossa avaliação.

Esse é o caso do Figure 1. Aplicativo canadense, criado por uma equipe de médicos liderada pelo Dr. Josh Landy, que inovou ao levar a discussão dos casos clínicos a uma plataforma que permite discutí-los com médicos o mundo inteiro. No momento são mais de 1 Milhão usuários em mais de 150 países. Como ferramenta de ensino, já é utilizado por mais de 50% de todos os estudantes de medicina dos Estados Unidos.

Já estamos testando o aplicativo Figure 1 por 1 mês (você pode procurar o academiamedica lá também), inclusive na versão beta em português que deve ser lançada oficialmente em breve.

Mas muitos devem se perguntar sobre a privacidade do paciente,já que as fotos de exames, de sinais e sintomas são as principais ferramentas para articular as discussões dos casos. Aí é que está o porque da adesão massiva ao app – eles fazem a curadoria dos casos e só liberam aqueles que são impossíveis de identificar o paciente. Para isso funcionar, integrado ao app há um modulo de edição de imagens que permite cortar, riscar, apontar ou escrever sobre o agravo observado ali.

Figure 1 Grand Rounds

Este canal do app permite que você leve um procedimento cirúrgico para todos no mundo de maneira real e colaborativa, como se fosse uma verdadeira aula da residência ou internato na beira do leito do paciente. Uma instituição é convidada a oferecer este evento, e o especialista responsável pelo procedimento fica conectado durante 1 hora para responder às perguntas da comunidade em tempo real. Este espaço também já foi utilizado para mostrar um dia de trabalho de um doutor de Gana, único médico responsável por uma comunidade de mais de 88.000 pessoas.

Figure 1 – Paging

Essa função é excepcional, mas como toda coisa muito inovadora ainda merece alguns estudos. Com o paging você sobe seu caso clínico e, em tempo real, solicita a opinião dos especialistas da área de interesse. Ou seja, é a telemedicina colaborativa em âmbito mundial. Conversando certa vez sobre esse tipo de coisa em uma reunião do CFM, me lembraram de um velho aforismo da medicina: “Quem tem muito médico, não tem médico nenhum”. Mas se em uma ponta tem um médico conversando com vários outros médicos, cabe ao médico assistente tomar a melhor decisão para o paciente. Se este estiver embasado com opiniões de colegas especialista e voluntários, pode ser uma boa coisa.

A beleza dos exames de imagem também é reproduzida pelo app:

Você pode ver tomografias e Ressonância como se estivesse no computador do Comando destas Máquinas. A reprodução é perfeita. Mas vale lembrar que para subir um caso dessa forma você deve remover todos os nomes, datas ou qualquer informação que identifique o paciente.

Prós:

  • Casos clínicos reais, comentados pelas pessoas que atenderam os pacientes
  • Quizes de casos clínicos
  • Você pode conectar um caso clínico à evolução do caso deixando-o mais robusto e educativo
  • O aplicativo é gratuito
  • Ampla base de médicos que sempre apresentam novos casos
  • Curadoria do conteúdo pela equipe do aplicativo
  • profissionais de saúde e estudantes de medicina podem publicar seus casos, então você não será importunado por populares pedindo a opinião sobre uma doença pessoal.

Contras:

  • Ainda não está disponível para o português. Uma versão beta em português foi lançada e em breve eles devem disponibilizar o app em português para todos (falta corrigir alguns Bugs).

Baixe o app na Apple Store ou no Google Play

appstoregoogleplay


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você