Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

HISTÓRIA DA MEDICINA

HISTÓRIA DA MEDICINA
Maria Luisa Duarte
ago. 25 - 2 min de leitura
040

Desde acadêmica de medicina, e este ano em 17 de dezembro completarei 38 anos de formada, sempre fui curiosa em saber a "história" da medicina com relação a evolução sob todos os aspectos. Desde a dissecção de cadáveres, instrumentos utilizados na clínica médica e cirurgia, etc.

Porém somente no ano passado durante a pesquisa e escrita da minha pesquisa do pós-doutorado, me envolvi totalmente no estudo da mesma. Tenho duas especialidades "afins" que é Anatomia Patológica hoje nominada Patologia e Medicina Legal. Ambas trabalham com necropsia e hoje perita médica legista aposentada, porém ainda ativa quando nas aulas práticas aos alunos que leciono Medicina Legal e Ética Médica, me envolvo totalmente ao demonstrar como devem atuar no trabalho pericial.

Evidente que a pandemia deu um "stop" nas aulas práticas, mas vamos pensar que voltaremos a tê-las em algum momento futuro. Amei o curso concluído hoje "A Medicina e as Artes" e vou me organizar para fazer o próximo. Anotei as "dicas" relacionadas a livros, e outras informações que já me deixaram ansiosa por ler ou assistir filmes, assim como os Animes.

Me chamou a atenção em particular a história de Joseph Lister  contado no livro "a medicina dos horrores" (lembram do listerine? A criação foi dele), onde há um detalhamento deste os anfiteatros onde se faziam as cirurgias (inicialmente sem anestesia, depois com a anestesia), a informações sobre como eram as cidades, a ausência de cuidados antissépticos, os miasmas, as epidemias diversas, etc.

O contato entre Pasteur e Lister. Uma união perfeita que diminuiu os casos das infecções pós-operatórias e tantas outras informações.

Resumindo: vale a pena ler este livro. Me despeço grata pela aprendizagem que adquiri no curso e com a expectativa de aprender mais.


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    040

    Indicados para você