Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Boas notícias para os apreciadores de café

Boas notícias para os apreciadores de café
Academia Médica
ago. 31 - 2 min de leitura
000

Pessoas de meia-idade sem doenças cardíacas podem se beneficiar do consumo moderado de café. De acordo com um estudo observacional publicado em press-release pela Sociedade Europeia de Cardiologia, que contou com 468,629 participantes, beber até 3 xícaras de café por dia foi associado a um risco menor de derrame ou morte nos próximos 10 anos, além de levar a melhoras estruturais e funcionais no coração, avaliadas por ressonância magnética cardíaca.

O consumo de leve a moderado (entre 0,5 e 3 xícaras da bebida por dia) foi associado a um risco 21% menor de acidente vascular encefálico, 17% menor de óbito por doenças cardiovasculares (CVD) e 12% menor para morte por todas as causas, em um acompanhamento médico ao longo de 11 anos.

Pacientes com o hábito de consumo de mais de 3 xícaras de café ao dia também apresentaram parâmetros de ressonância magnética cardíaca mais favoráveis e mortalidade mais baixa quando comparados com indivíduos que não ingerem a bebida. A pesquisadora Judit Simon explicou que os resultados sugerem que o consumo regular de café é seguro, pois mesmo com altas doses não se observou resultados cardiovasculares adversos ou mortalidade após um acompanhamento de 10 a 15 anos. Ela também reiterou que mais estudos são necessários para que se possa explicar os mecanismos subjacentes envolvidos na proteção cardiovascular pela ingesta de café.

 

Referências:

European Society of Cardiology. "Light-to-moderate coffee drinking associated with health benefits." ScienceDaily. ScienceDaily, 30 August 2021. <www.sciencedaily.com/releases/2021/08/210830075619.htm>

 

Artigos Relacionados


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você