Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Infecções por Micobacterium chimaera

Infecções por Micobacterium chimaera
Academia Médica
nov. 12 - 2 min de leitura
000

 

A Micobacterium chimaera é uma micobactéria não tuberculosa pertencente ao Complexo Mycobacterium avium (MAC), um grupo de micobactérias não tuberculosas de crescimento lento (NTM), descrita pela primeira vez em 2004. Atua como um patógeno oportunista, com infecções, geralmente doenças respiratórias, ocorrendo com mais frequência em pacientes imunocomprometidos ou em pacientes com doenças respiratórias subjacentes. 

Durante a última década, infecções disseminadas por Mycobacterium chimaera após cirurgia cardiotorácica, especialmente cirurgia de coração aberto para colocação de próteses cardíacas, têm sido cada vez mais relatadas em todo o mundo. Do ponto de vista patogênico, a bactéria é adquirida durante a circulação extracorpórea por meio de bioaerossóis emitidos por sistemas de aquecedores-resfriadores de água contaminados. Devido a sintomas inespecíficos e longa latência, as infecções pós-operatórias por Mycobacterium chimaera podem não ser prontamente diagnosticadas e tratadas, e podem ser fatais. 

A indicação da cirurgia de revisão deve ser avaliada cuidadosamente caso a caso, e a antibioticoterapia deve ser baseada nos resultados dos testes de sensibilidade aos medicamentos. A incidência anual de infecções por M. chimaera foi estimada em 156–282 casos por ano com base em dados de 10 países com válvula/enxerto cardíaco cirúrgico.

Em 2020, a Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas Cardiovasculares publicou diretrizes para a prevenção e tratamento da CCL relacionada à circulação extracorpórea e o FDA (Food and Drug Administration) dos EUA emitiu uma comunicação de segurança em outubro de 2015 sobre a associação entre dispositivos de resfriamento e aquecimento de água e infecções por M. chimaera; as recomendações para instituir procedimentos de limpeza profunda ou substituição de tais dispositivos foram divulgadas posteriormente.

Referências:

Nicholas Y Tan, Alex D Tarabochia, Daniel C DeSimone, Christopher V DeSimone, John W Wilson, Gabor Bagameri, Courtney E Bennett, Omar M Abu Saleh, Experiência atualizada de infecção por Mycobacterium chimaera : diagnóstico e gerenciamento em um centro de cuidados terciários, Fórum aberto Doenças infecciosas , Volume 8, Edição 8, agosto de 2021, ofab348, https://doi.org/10.1093/ofid/ofab348

Artigos relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você