Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Infográfico: Como acontece a regulação da secreção gástrica?

Infográfico: Como acontece a regulação da secreção gástrica?
Juliana Karpinski
dez. 16 - 2 min de leitura
000

Sabe aquela pizza que dá água na boca só de imaginar? Aquele cheirinho de churrasco na hora do almoço que faz bater aquela fome? Ou aquela vitrine cheia de bolos na padaria que é impossível ver e não querer?

Todos essas situações contribuem para que, mesmo antes de comer, seu organismo já comece a se preparar para digerir o alimento, e a secreção gástrica é parte fundamental desse processo.

A seguir, confira um breve resumo das 3 fases da secreção gástrica e um infográfico e seus detalhes na fase gástrica.

1. Fase cefálica

A fase cefálica começa antes mesmo que a comida chegue ao estômago e envolve a preparação do organismo para a alimentação e a digestão.  Ela é estimulada pelo aroma e gosto e também pela mastigação, deglutição e reflexos condicionados em antecipação de alimento. Esses estímulos sensoriais e mecânicos passam pelo núcleo dorsal do vago, que encaminha informações aos plexos entéricos. 

2. Fase gástrica

A fase gástrica é estimulada pela distensão do estômago e pela presença de produtos da degradação das proteínas, dos aminoácidos e dos pequenos peptídeos.  As células da mucosa gástrica secretam o suco gástrico, formado por quatro componentes principais: o ácido clorídrico (HCl), pepsinogênio, fator intrínseco e muco. Confira a ilustração:

3. Fase intestinal

Na fase intestinal, a chegada do quimo ao duodeno causa a inibição do esvaziamento gástrico e da secreção de HCl.

 

Trabalho elaborado para a disciplina de Fisiologia Médica 2, da Universidade Federal do Paraná, sob a orientação da professora Ana Lucia Tararthuch.

 

Referência

  1. CONSTANZO, L. S. (2014). Fisiologia. 5ª Ed. Elsevier, Rio de Janeiro.
  2. GUYTON, A.C.; HALL, J.E. Tratado de fisiologia médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde.
Clique no botão "NOVO POST" no alto da página e comece escrever!

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você