Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IV CESMED - Ars, medicinae: a Medicina enquanto arte

IV CESMED - Ars, medicinae: a Medicina enquanto arte
Academia Médica
mai. 25 - 4 min de leitura
010

Ampliar a arte do curar, entrelaçar as inovações tecnológicas aos tratamentos médicos e a área da pesquisa, sem deixar de lado o sentido lato sensu da arte, de se exercer o oficio da medicina com amor. Esse é o propósito do IV Congresso de Escolas Médicas - CESMED, que começa hoje em Goiânia e vai até o dia 26.

Nesta edição do CESMED, a Medicina é abordada não apenas em suas questões puramente biológicas, mas resgatando a arte e as humanidades no seu ensino e exercício, com o tema “Ars, medicinae: a Medicina enquanto arte”.

O início do evento contou com a apresentação do quarteto de cordas, que foi seguido pela composição da mesa de abertura do congresso, formada pelo presidente do IV CESMED, Cristiano de Souza Soares, o presidente da AEMED-GO, Geovanny Martins Ribeiro Mota, as professoras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Dra. Anamaria de Sousa Arruda, Dra. Cáritas Marquez Franco e Renata de Bastos Ascenço Soares, e o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dr. Antonio Fernando Carneiro.

 

A arte da medicina: cuidando com eficiência e humanismo

A palestra de abertura foi realizada pela Dra. Ludhmila Hajjar, especialista em Clínica Médica, Cardiologia, Terapia Intensiva e Medicina de Emergência e coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do InCor, Sírio Libanês e Icesp. O tema abordado foi "A arte da medicina: cuidando com eficiência e humanismo".

Durante a palestra, a Dra Ludhmila mostrou o quanto a ciência e o conhecimento são essenciais para que o médico possa salvar vidas, mas é necessário aplicar a isso o conceito de medicina personalizada, preventiva e preditiva. "O nosso dever como médicos é aplicar o conceito de medicina translacional: fazer a pesquisa, inovar e, mais do que isso, levar a medicina para o paciente e para a sociedade", destacou.

"Participar do IV CESMED foi um dos convites que mais me honrou nos últimos tempos, é fundamental para um professor ter uma oportunidade dessa. Eu realmente fiquei muito contente por participar de um evento tão lindo e com estudantes tão ávidos por conhecimento. Isso é um poder de transformação da nossa sociedade" - Dra. Ludhmila Hajjar

 

Nos próximos dias, o evento também contará com a participação de palestrantes como Celmo Celeno Porto, Suely Grosseman, Ana Claúdia Quintana e Fernando Carbonieri, entre tantos outros profissionais que compõem uma lista de grande renome e que abordarão temas relevantes na relação médico-paciente em todas as áreas da Medicina.

 

Academia Médica no IV CESMED

Academia Médica estará presente no evento com contará com a participação dos acadêmicos Bárbara Garcia de Freitas BaldoGeovanny Martins Ribeiro Mota para realizar a cobertura de tudo o que acontecer no IV CESMED:

"Fiquei muito feliz e grata com a oportunidade de trabalhar no IV CESMED e fazer parte da organização do maior congresso de escolas médicas do Brasil. Aprendi muito com o meu departamento, que foi o marketing, ainda mais com o tema Ars Medicinae. Espero que mudemos a forma dos congressistas de ver o exercício da Medicina." - Bárbara Baldo

 

"Pra mim é uma experiência gratificante demais participar por 2 anos seguidos na organização do maior congresso de acadêmicos de medicina do país, feito por acadêmicos e para acadêmicos. Tenho certeza que todos aqueles que participarem sairão transformados, pois, de fato, a Medicina é uma Arte, e como tal deve ser ensinada, aprimorada e compartilhada cada dia mais." - Geovanny Mota

 

  • Confira a programação do IV CESMED clicando aqui!

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você