Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Jogos Médicos - Resuscitation

Jogos Médicos - Resuscitation
Fernando Carbonieri
mai. 23 - 4 min de leitura
030

*Nota do editor: esse artigo foi originalmente postado dia 03/04/20 na Academia Médica.

Um dos grandes desafios da educação médica é a simulação de casos reais de forma eficiente, que realmente ensinem o raciocínio clínico e a tomada de decisão do futuro médico e do residente. A metodologia ativa de ensino veio para mudar isso, e uma das maneiras que ela encontrou, é tornar a vida real em um jogo.

Isso mesmo, games para médicos!

Nessa linha o aplicativo "Resuscitation!", disponível para iOS, atende bem a demanda. Ele é um premiado simulador de pacientes que tornam o aprendizado da medicina um vício ainda maior.

Como você poderá ver ao baixar o Resuscitation, o app te apresenta um caso de um paciente doente que chega ou no pronto socorro ou em uma ambulância. Você é o médico que atende o paciente, e deve coletar a anamnese, realizar o exame físico, solicitar exames, aplicar as medicações necessárias, pensar nos diagnósticos diferenciais, identificar o diagnóstico correto e encaminhar o paciente para o local correto de tratamento imediato.

De forma interativa, você monitoriza o paciente, inicia a ressuscitação volêmica, administra a ventilação necessária ao caso, drena o tórax, obtém exames radiológicos ( com as imagens para avaliar) e eletrocardiograma, glicemia capilar, e muitas outras ações necessárias ao correto follow-up do paciente.

O jogo é um simulador extremamente técnico, que outros profissionais da saúde seriam incapazes (ou praticamente incapazes) de atingir o objetivo, pois mesmo para médicos experientes pode ser bastante difícil acertar 100% do caso em questão.

 

Os tópicos incluem medicina de emergência, emergência pré-hospitalar, neurologia, trauma, psiquiatria, ginecologia clínica, obstetrícia, pediatria, geriatria e tantos outros casos.

Você ganha ponto a cada atitude crítica acertada e atitudes "bônus" que ajudariam o seu paciente ou na definição do diagnóstico correto; não marca pontos para as atitudes neutras; perde pontos para atitudes desnecessárias e perde uma quantidade maior de pontos para atitudes que fariam mal ao paciente. Com base na pontuação você ganha uma medalha como Estudante, Residente, Especialista em treinamento, Preceptor ou Médico Atendente.

Além de fazer a pontuação de uma forma interessante, o aplicativo sempre traz a discussão do caso, pontuando os erros mais comuns e as dicas para não errar no follow-up e diagnóstico para aquele tipo de caso.

Destaques

  • Reproduz com fidedignidade o pronto socorro e situações pré hospitalares;
  • Altamente interativo, proporcionando uma experiência que até então nunca tínhamos visto em um jogo para médicos.
  • Específico: o aplicativo foi feito para quem sabe diagnosticar ou para quem está no período clínico da faculdade de medicina. Realmente fica muito difícil um estudante ou outro profissional não médico ir bem em cada caso.
  • Real: o game te avalia conforme suas ações, inclusive pela ordem delas. Apresenta imagens de exames complementares, e solicitam conhecimentos dos mais variados do jogador, assim como é na vida real, no pronto socorro.

Prêmios

  • -2013 Harvard Graduate School of Education Vencedor EduScramble
  • -Empresa emergente finalista dos Jogos Sérios IMSH de 2013 e 2014

 

Para baixar o jogo na Apple Store, clique aqui.

 

Artigos relacionados


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 150 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você