Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

"Livros para a vida" pelos titulares do TP

"Livros para a vida" pelos titulares do TP
Academia Médica
mai. 7 - 7 min de leitura
000

No episódio #46, os titulares do #TP trouxeram a lista de livros que mudaram suas vidas!

Ana Panigassi: Melancia - Marian Keyes

Melancia é um romance sobre sobrevivência e a arte de manter o bom humor mesmo diante das circunstâncias mais adversas Com 29 anos, uma filha recém-nascida e um marido que acabou de confessar um caso com a vizinha, Claire Walsh se resume a um coração partido e um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia. Não tendo nada melhor em vista, ela volta a morar com sua excêntrica família. Depois de muitos dias em depressão, Claire decide avaliar os prós e contras do casamento, e começa a se sentir bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa..

Luciana: Manual do CEO: Um Verdadeiro MBA Para o Gestor do Século XXI - Josh Kaufman

Existe ao redor do mundo a crença de que fazer um curso de negócios em uma escola tradicional é um grande passo para o sucesso profissional. No entanto, verdadeiros líderes não surgem apenas nesse tipo de ambiente ? é possível, sim, desenvolver uma boa formação por conta própria, aprimorando conhecimentos, instigando competências e compartilhando estratégias para o sucesso.Assim, se você deseja se matricular numa escola de negócios, mas não tem condições de arcar com o alto investimento, o Manual do CEO é a alternativa perfeita. Este guia prático traz uma visão aprimorada de áreas que permeiam o universo do empreendedorismo, como vendas, marketing, criação de valor e sistemas. Com linguagem direta e de fácil assimilação, ele vai ajudá-lo a se adequar ao ambiente corporativo e entender a importância de investir em si mesmo.

Filipe: A viagem de Theo: Romance das religiões - Catherine Clement

Por que milhões de pessoas acreditam em Deus? Por que tanta gente sente vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? De perguntas assim surgiu A viagem de Théo, um romance sobre as religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo e islamismo, entre outras.Os fundamentos históricos e espirituais de cada religião, suas transformações ao longo do tempo, as lutas contra a intolerância, a construção das figuras divinas, as regras da fé, o sentido dos ritos, as formas coletivas de exercício da espiritualidade - jovens e adultos encontram neste livro um patrimônio pessoal para a vida toda. Com um conhecimento profundo do tema, um admirável equilíbrio intelectual e uma viva imaginação narrativa, Catherine Clément nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe - ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo (a Bahia é um deles) e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem ao leitor a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar. 

Marilea: A Morte de Ivan Ilitch - Liev Tolstói 

Nesta novela - considerada uma das mais perfeitas já escritas, Tolstói narra a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, depois de alcançar uma vida confortável, descobre que tem uma grave doença. A partir daí, este passa a refletir sobre o sentido de sua existência, numa experiência-limite de rara força poética, que só a grande literatura consegue traduzir.

Juliana: Sobre a morte e o morrer: O que os doentes terminais têm para ensinar a médicos, enfermeiras, religiosos e aos seus próprios parentes - Elisabeth Kübler-Ross

Um dos mais importantes estudos psicológicos do século XX, 'Sobre a morte e o morrer' teve origem nos importantes seminários interdisciplinares da Dra. Elisabeth Kübler-Ross sobre vida, morte e transição. Nesta obra que se tornou um clássico, ela explora pela primeira vez os cinco estágios sobre a morte: negação e isolamento, raiva, barganha, depressão e aceitação. Através de trechos de entrevistas e conversas, a autora proporciona ao leitor um melhor entendimento de como a morte iminente afeta o paciente, o profissional envolvido e a família do paciente. Elisabeth Kübler-Ross descreve as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos.

Ana Carvalho: Antifrágil: Coisas que se Beneficiam com o Caos - Nassim Nicholas Taleb

Em A lógica do Cisne Negro, Taleb demonstrou que acontecimentos altamente improváveis e imprevisíveis dominam a nossa existência. Em Antifrágil, o autor confere um novo conceito à incerteza, tornando-a desejável e até mesmo necessária. Assim como ficamos fisicamente mais fortes quando submetidos à tensão, muitas coisas se beneficiam do estresse, da desordem e da volatilidade. O que Taleb identificou e chama de antifrágil não só tira proveito do caos, como precisa dele para sobreviver e florescer. O antifrágil está além do resiliente e do robusto. Estes resistem a choques e permanecem os mesmos; o antifrágil, por sua vez, se torna cada vez melhor. Além disso, ele é imune a erros de previsão e está protegido de eventos adversos. Extremamente ambicioso e multidisciplinar, Antifrágil é sobre como se comportar ― e prosperar ― em um mundo cheio de imprevistos. Erudita e espirituosa, a mensagem de Taleb é revolucionária: o que não é antifrágil certamente sucumbirá.

Newton: O príncipe - Maquiavel; A arte da Guerra - Sun Tzu; Pai rico, pai pobre: Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Nesta obra, que é um clássico sobre pensamento político, o grande escritor Maquiavel mostra como funciona a ciência política. Discorre sobre os diferentes tipos de Estado e ensina como um príncipe pode conquistar e manter o domínio sobre um Estado. Trata daquilo que é o seu objetivo principal: as virtudes que o governante deve adquirir e os vícios que deve evitar para manter-se no poder. Maquiavel mostra em O Príncipe que a moralidade e a ciência política são separadas. Ele aponta a contradição entre governar um Estado e, ao mesmo tempo, levar uma vida moral.

 


Quer se aprimorar mais e saber como a medicina, a filosofia e as artes podem ser usadas para melhorar a sua prática clínica e a humanização no atendimento médico? Clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você