Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Manual básico de como utilizar seu médico

Manual básico de como utilizar seu médico
Academia Médica
nov. 4 - 6 min de leitura
010

por Mário César Rocha; em 13/04/11 recebido no Whatsapp em 03/11/2017

A internet é algo muito legal. Recebemos este texto antigo que foi reavivado pelo whatsapp e resolvemos republicá-lo aqui no site.

COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:

1- Médico dorme (IMPORTANTÍSSIMO) . Pode parecer mentira. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório.

2- Médico come. Inacreditável, não? Mas é verdade!

3- Médico pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo médico, a pessoa precisa descansar no final de semana e precisa de um tempo com a família e amigos.
Pergunta: Nas situações acima o médico atende?
Resposta: Sim. Pode atender, desde que seja pago por isso.Desnecessário dizer que, nesses casos, o atendimento tem custo adicional. Por favor, não pechinche. Ah, e cara feia na hora de assinar o cheque não diminui o que você tem que pagar. Poupe a sua cara feia para o cheque da boutique ou do cabeleireiro - muitas vezes maiores que o cheque para o médico. Se queria consulta mais barata, poderia ter procurado outro médico. O combinado não é caro. Ou não é verdade que saúde não tem preço?

4- Médico precisa de dinheiro. Por essa você não esperava, né? É surpreendente, mas médico também paga tudo aquilo que você reclama que anda subindo: impostos, alimentação, combustível, vestuário, etc. E uma coisa bizarra: os livros, o escritório e as coisas que ele tem não chegam até ele gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo de ele cobrar uma consulta? É que medicina pode até ser
sacerdócio (como alguns dizem), mas ao contrário dos padres não há paróquias sustentando os médicos e eles não fazem voto de pobreza e nem de castidade - sacou?

5- Ler, estudar é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6- Não é possível fazer consultas pelo telefone, apenas dar orientações. Médicos não gostam de tirar conclusões ao telefone para depois não serem acusados de que "erraram o diagnóstico". Você preza a sua própria reputação profissional, não?

7- De uma vez por todas, para reforçar: médico não é vidente. Ele precisa examinar o paciente e muitas vezes precisa reexaminá-lo! 

8- Em reuniões de amigos ou festas de família, médico deixa de ser médico (Essa é MUITO IMPORTANTE , também). Não comece conversas sobre suas dores, novos sintomas ou tratamentos em andamento. Para isso ele precisa refletir, se concentrar, ou seja, precisa trabalhar.

9- Doenças não são iguais. E isso tem que ser pensado e, por sua vez, cobrado.

10 - Quando você chamar um médico para atender em casa, pense no tempo que ele irá gastar na ida e na volta, e some ao tempo que ele ficará em sua casa lhe atendendo  e, então,  talvez você possa entender que esse tipo de atendimento (onde ele se desloca e você não) deverá ser mesmo mais caro - talvez o dobro - do que uma consulta em consultório.

Diante desses tópicos inconcebíveis a uma boa parte da população, algumas dicas para tornar a vida do médico mais suportável:

a) O uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, o médico pode estar fazendo alguma daquelas coisas que você pensou que ele não fazia, como dormir ou namorar, por exemplo.

b) Antes da consulta: por favor, marque hora. E, se você chegar de surpresa, não espere que o médico vá te colocar no horário de quem já marcou. Consultório não é lugar de urgências, hospital sim. Na próxima vez, ligue antes!

c) Repetir a mesma pergunta inúmeras vezes não vai mudar a resposta. Trata-se de uma consulta, não de uma investigaçã o policial.

d) Quando se diz que o horário de atendimento é até meio-dia, não significa que você pode chegar às11h55min. Se chegar, volte depois do almoço. O mesmo vale na hora do fim do expediente.

e) Emergência? Claro que o médico atende, mas se estiver fora do horário normal, o preço deste atendimento também não será o normal. Ou você é contra horas-extras e acréscimo por horário noturno quando é você o trabalhador?

f) Na hora da consulta: Por favor, deixe os amigos do cunhado e seus vizinhos com os respectivos filhos nas casas deles. 

g) Infelizmente, a cada consulta, o médico poderá examinar apenas um paciente. Lamentamos informar, mas seu parente também terá que passar por uma consulta e ele também terá que pagar. Ou quando um namorado compra dois cachorros-quentes para ele e a namorada, ambos pagam um só?

h) O médico não deixará de lhe cobrar só porque você já gastou demais no tratamento. Ele não tem culpa se os exames são caros, se o hospital é caro e se o reembolso do convênio é pouco.

A pergunta que não quer calar: Se saúde não tem preço ...por que a maioria das pessoas acha que a mensalidade do seu plano de saúde é cara ?

A última pergunta:

Será que você vai continuar tendo o mesmo comportamento para com os médicos e pensando o mesmo dos honorários deles e do custo da medicina em geral depois que a vida lhe fizer pagar seis anos de Faculdade de Medicina para um filho seu e assisti-lo todo esse tempo tendo aulas em horário integral e às vezes até nas manhãs de sábado, ao lado de incontáveis plantões em maternidades, pronto-socorros, UTIs e ambulâncias, como acadêmico, sem nada receber além de experiência e ceifando diversos dos seus carnavais, feriados de Páscoa, noites de Natal e de Reveillon na melhor idade da vida, enquanto observa os colegas dele cursando faculdades de outras profissões em meio-período, estagiando de forma remunerada, jamais fazendo serão e se bronzeando na praia todos os fins de semana e feriados?
 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você