Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Maratona Unimed PG: Diário de Bordo - toda geração tem a chance de mudar o mundo

Maratona Unimed PG: Diário de Bordo - toda geração tem a chance de mudar o mundo
Academia Médica
nov. 26 - 6 min de leitura
000

48 horas depois, chegamos ao final do primeiro Hackathon </ maratona de inovação 2018 > da Unimed Ponta Grossa. Após uma tarde intensa de apresentações e defesa dos projetos aos jurados, a equipe vencedora foi "Venenosa", com o projeto Unimed Care. Os participantes da equipe receberam um prêmio de R$3 mil oferecidos pela Unimed, além do prêmio surpresa de 5 mil dólares em compra na AWS. 

"Durante todas as conversas que tivemos com o pessoal da Unimed percebemos que um público que precisa de bastante atenção na saúde são os idosos. Pensando nisso, chegamos a um aplicativo para prevenção e tratamento da saúde dos idosos", comentou Thiago Teixeira, um dos integrantes da equipe vencedora. O segundo lugar ficou com a equipe "Rendezvous" e o terceiro com a equipe "Overload". 

A qualidade dos projetos apresentados foi algo que surpreendeu o presidente da Unimed Ponta Grossa, Dr. Rafael Francisco dos Santos. Ele acompanhou de perto todos os eventos pré-hackathon e as 48 horas de maratona. "Hoje, ao chegar no final do evento e nos depararmos com os três primeiros lugares com soluções realmente viáveis, além de observar dentro dos que não foram premiados pelo menos mais 3 ou 4 possibilidades, eu posso dizer que o modelo funcionou", comentou.

Para as equipes vencedoras, porém, a Maratona Unimed PG não chegou ao fim. A partir de agora eles terão o acompanhamento do Sebrae para dar os próximos passos no desenvolvimento do projeto, com o acompanhamento de mentores. A consultora em Startups, Thaise Amaral Orita, explicou que agora os participantes passarão por uma trilha pós-evento, com cinco workshops para aprenderem mais sobre planejamento estratégico, inovação, o mercado entre outros temas. "Aqui está tudo muito básico. Para que eles possam entrar no mercado e começar a operar, precisam desenvolver melhor as ideias, desde monetização, marketing, inovação, até o os próximos passos. Por isso nosso contato agora será praticamente diário."

 

Um sonho realizado

A Maratona Unimed PG durou apenas 48 horas, mas a preparação do evento começou a ser planejada dentro da cooperativa há cerca de um ano e nos últimos 6 meses o desafio da organização do evento começou a ser colocado em prática pela equipe Unimed Ponta Grossa. O resultado final foi a participação de uma equipe de 11 colaboradores responsáveis por toda a organização, 20 especialista, 12 mentores, 5 jurados, o apoio de 17 colaboradores da TI e a meta de participantes projetada pela equipe alcançada com 72 inscritos no Hackathon.

Para o presidente da Unimed Ponta Grossa, Dr. Rafael Francisco dos Santos, uma das maiores expectativa para o evento era em relação ao envolvimento dos colaboradores e cooperados. Ao final da Maratona, Rafael pode comemorar que essa expectativa foi atingida plenamente. "Eu pude observar o engajamento, a participação dos colaboradores dando sequência em um movimento que iniciamos há um ano dentro da cooperativa. Isso foi um ponto alto para mim."

 

O diretor de inovação e desenvolvimento da Unimed, Dr. William Procópio dos Santos destacou dois pontos importantes relacionados ao evento: a transformação cultural e transformação do negócio. "Na transformação cultural, nos já estamos vendo resultados aqui, vendo o que essa integração está proporcionando tanto para a Unimed quanto para as pessoas que querem fazer inovação", comentou. 

Para o Dr. William o objetivo é ter todo um lado de transformação do sistema Unimed dentro da questão de inovação que envolve a cultura, as pessoas, os processos e a tecnologia para criar capacidade de negócio para inovar. "Para isso é preciso ter toda uma estrutura, processo, orçamentos, estratégias, convencimento das lideranças e engajamento das pessoas. Por isso o que vimos hoje é um trabalho muito importante nesse contexto". 

As lágrimas que escorreram dos olhos da analista de desenvolvimento humano da Unimed Ponta Grossa, Rosemille Scarante da Silva, demonstram o quanto a realização do Hackathon envolveu os colaboradores. Rosemille, ou Mille como é chamada carinhosamente pelos colegas da Unimed, recebeu o convite para participar pela primeira vez da reunião sobre o planejamento do evento no dia do seu aniversário e desde então assumiu o desafio de desenvolver a Maratona junto com toda a equipe.  Para ela, o resultado maior do projeto foi envolvimento de todos os colaboradores da Unimed. "A participação, o olhar que eles demonstravam para as equipes, a vontade de repassar as informações e conhecimentos do nosso dia a dia é algo que nos proporcionou uma satisfação que é impossível de se definir", explicou.

O coordenador de TI, Anderson Horácio dos Reis, também esteve à frente da organização do Hackathon desde os primeiros passos até a concretização de todo o trabalho durante as últimas 48 horas. Ver a expressão de felicidade em seu rosto após a divulgação dos vencedores revela o quanto a equipe esteve comprometida com o evento. "Superação, network, criatividade, pessoas pensando de forma diferente. O Hackathon foi algo inesperado, mas muito além da expectativa. Posso resumir tudo em uma só palavra: sucesso!", disse Anderson.

 

As equipes participantes:

Equipe Wave
Nicolas Sodoski, Amazonas Santos Neto, Thaly Ariane Ojopi Barba, Matheus de Oliveira Alves, Evandro Kafka Diadio e Wagner Luiz Weiber 

 

Equipe True Criative
Ana Claúdia Matuch, Anderson Rosa, Gustavo Haas e Marina Caetano

 

Equipe Venenosa
Fábio Castro, Lucas Kluber, Lucas Reksua, Lohanne Elis Cordeiro Paz, João Vitor Martins e Thiago Teixeira

 

Equipe Hacka4
Fernanda Szumski, Rebeca Damas, Patrick Washington de Lima e Marcos Salmeron

 

Equipe Healy
Beatriz Tiemi Fujiharu, Thiago Felipe Martins e Bruno Matavelli
 

Equipe Overload
Andressa Pachalki, Guilherme Beraldo, Ana Júlia Letchacovski, Brenda Ayub Pedroso e Nicole Mayara Martins
 

Equipe Pegasus
Alessandra Koziatek, Bruna Aparecida Perek, Luana Pantaleão dos Santos, Luís Eduardo Siman e William Magnabosco

 

Equipe DevWeb
Matheus Loureiro Lange, Sabrina Haremza Ciszewski, Gleica Nunes Santos e Jeferson Luis Indejejczak

 

Equipe Raccoon Soluções
Aldir Ott Netto, Rafael Dantas de Souza, Carlos Eduardo Domingues e Anderson Bertoldo

 

Equipe Unihacka
Robson Jose Horewicz Netto, Odinan Cleverson Pereira, Jeferson Luis Silveira e Adriano Lourenco

 

Equipe Haka
Fernando Alberto Wojciechowski, Leonardo de Oliveira Souza e Sergio Leandro Aquilas Rodrigues

 

Equipe Wastebaster
Caio Henrique de Oliveira Fermiano, Hugo Petla, Chrystian Felipe e Felipe Baranoski

 

Equipe Compass
Marcos Seki, Samuel de Souza, Israel Laurensi, Luciana Menon e Jean Paulo 

 

Equipe Rendezvous
Jorge Bosch, Cesar Samuel Schneider, Camila Fernandes, Pedro Henrique dos Santos, Jeison Vasco e Luana Santos

 

Cobertura do evento:
Juliana Karpinski (Comunicação) e Zotto Vaz (Marketing/Fotografia)


Em nossas redes sociais (Facebook e Instagram) você pode conferir mais fotos sobre o evento!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você