Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O começo, a origem...

O começo, a origem...
Márcia Rúbia Rocha Presado
fev. 14 - 2 min de leitura
020

Desde muito cedo, antes mesmo de entrar para a faculdade de Medicina, queria saber como tudo (vida)começa. Esse tudo era muito pouco para o conhecimento de uma criança naquela época.

Ao cursar medicina, fiquei encantada, maravilhada com o estudo da embriogênese. Ficava horas meditando nos livros de embriologia, analisando as figuras e transformações do embrião até atingir a idade de feto. Essa visão despertou em mim, uma vontade de saber mais... Entendi, que somos a principio um tubo neural e dele vai formando-se todo o ser.

Terminado o curso, parti em  buscar  residência médica em pediatria, fora da minha cidade.  Ser pediatra era meu desejo e uma pediatra completa, especialista em criança, desde a fase de mórula. Nascia então a médica de alma, sem a minha percepção está alinhada com meu desejo interno. Inexperiente, imatura, não sabia o que era filosofia, a faculdade não ensinava, muito menos levava em consideração. Muitos auto-enganos até a chegar homeopatia. 

Nesse período a homeopatia surgiu em minha vida e caiu bem para entender, o que não estava dando certo. Para tronar meu sonho real. 

Física, leis universais, holismo, número de Avogadro, diluições, etc. Não foi tarefa fácil, pois a cada dúvida, surgia mais outras, e outras, como um quebra cabeça gigante e complexo que eu teria que ir montando para formar o quadro. Tinha muito a descobrir para visualizar o quadro perfeito.

Copiando Fritjof Capra no livro "Ponto de Mutação", foi ai que aconteceu a mutação! A transformação no entendimento da história da ciência, da economia, dar um destaque para as falhas nos conceitos cartesiano, newtoniano e reducionista.

Capra demostra que o pensamento cartesiano tornaram-se inadequados para guiar o comportamento humano e apolítico no tocante a tecnologia moderna e a ecologia, e que a ciência precisa incorporar conceitos holísticos e da teoria de sistemas para resolver os complexos problemas da sociedade contemporânea.

Mas até agora nada foi rebaixado a místico, o livro está em prateleira de auto-ajuda nas livrarias. Acreditar que ainda hoje a Medicina Holística não é falada, mencionado nas escolas, até mesmo de primeiro grau.  Por qual motivo é ocluso? Deixo essa dica e a insatisfação por perceber que estaríamos a frente de uma mudança radical no paradigma dessa civilização.

Grande abraço!

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 130 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você