Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que faz um médico ser perfeito?

O que faz um médico ser perfeito?
Juliana Karpinski
jun. 3 - 5 min de leitura
010

Como acadêmica de medicina em busca da construção da minha identidade profissional, a pergunta "O que faz um médico ser perfeito?" é algo que ronda com frequência os meus pensamentos. Não sou ingênua de achar que tal profissional existe, tão pouco acredito que o caminho para se tentar chegar a perfeição seja algo fácil. Mas tenho certeza que fazer nossa caminhada na medicina, almejando esse alvo, pode contribuir muito para melhores resultados.

"O preço da perfeição é a prática constante".
- Andrew Carnegie

Para trazer um reflexão, nas próximas linhas compartilho com você, leitor, uma síntese de texto O que faz o médico ser perfeito?, da médica Rada Jones, publicado no site KevinMD, com as principais características que, segundo ela, contribuem para a construção de um médico perfeito. Aproveite a leitura e compartilhe conosco, no final do texto, a sua opinião sobre o artigo.

 

O médico perfeito vive o momento, concentrando-se no aqui e agora: Este paciente. Este caso. Esse encontro. Ele dedica sua atenção total e sua energia a estar presentes, deixando todo o resto de lado por enquanto.

O médico perfeito está atualizado. Ele aprende todos os dias. Ele sabe tudo o que precisam saber e um pouco mais. É curiosos e sabe que a curiosidade abre a porta para os milagres do mundo.

O médico perfeito geralmente está errado, pois estar errado permite que você aprenda. Quem está sempre certo não tem nada a aprender.

O médico perfeito é eficiente e escolhe sabiamente. Ele não fazem exames consecutivos no mesmo paciente, enquanto a sala de espera transborda com pessoas doentes. Ele escolhe sabiamente e assume riscos bem calculados.

Ele é duros com suas opiniões. Como o comediante australiano, Tim Michum disse: “Opiniões, como idiotas, precisam ser examinadas regularmente". 

Ele é gentil. Eles sabem que a ansiedade, o estresse e o TEPT podem ser mais mortais do que muitas doenças letais, e se esforçam para oferecer esperança e consolo, mesmo quando não conseguem curar.

Ele escuta. Às vezes as pessoas não estão lá para ouvir; eles estão lá para conversar e precisam se sentir ouvidos. O médico perfeito arranja tempo para ouvir e falar com as famílias.

Ele apoia, respeita e nutre os enfermeiros. Se os médicos são os oficiais na guerra contra a morte, os enfermeiros são os soldados, colocando tudo em risco. Os enfermeiros precisam lidar com pacientes desagradáveis, famílias zangadas e médicos arrogantes, geralmente com o estômago vazio e a bexiga cheia. Eles precisam e merecem gratidão, amor e apoio.

O médico perfeito trata consultores mal-humorados com cautela. A privação de sono e o acorrentamento a um pager não farão de ninguém uma pessoa melhor. E, para o bem do seu paciente, às vezes não é o que você sabe, é quem você conhece.

O médico perfeito ensina, gentilmente. Ele ensina pacientes, famílias, enfermeiros, estagiários, estudantes, colegas. É: "você se lembra disso..." em vez de: "Você não sabe disso..."

Ele respeita todos igualmente, do CEO ao zelador. Nós não somos o que fazemos. Nós somos quem somos e todos nós merecemos respeito.

O médico perfeito perdoa. Eles perdoam o cuspir, as palavras ofensivas, o paciente que mentiu para ele. Perdoar faz de você um humano melhor e um médico melhor. É difícil ser um bom médico se você não gosta de seus pacientes.

O médico perfeito tem um senso de humor. Ele ri de situações, da vida, de si mesmos. Rir é uma língua que todos entendem, até bebês e animais de estimação. Rir aproxima as pessoas.

Ele chora. Sofrer por seus pacientes fará de você um médico melhor. Como o Dr. Greg Henry disse: "Ninguém se importa com o quanto você sabe até que eles saibam o quanto você se importa".

Ele cuida de si mesmo. Para cuidar bem dos outros, primeiro você precisa cuidar de si mesmo. Você é o seu recurso mais valioso. Não desperdice.

O médico perfeito encontra significado no que faz, mesmo quando nada é aparente. Como o Dr. Mel Herbert disse: "Lembre-se de que o que você faz é importante".

Ele se define pelo que ama, não pelo que odeia. Eles se concentram no bem das pessoas, nos grandes casos, nos amáveis ​​encontros. Eles trazem um sorriso para o rosto das pessoas.

O médico perfeito sabe que ele não é perfeito. Ninguém é. A perfeição não existe. Buscar a perfeição é como perseguir o Santo Graal: leva você longe do que você ama e nunca acaba.

 

E para você? O que faz um médico perfeito?  

 

Para ler o texto original, clique aqui.


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você