Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Para melhor cuidar dos pacientes, precisamos cuidar de nós mesmos

Para melhor cuidar dos pacientes, precisamos cuidar de nós mesmos
Academia Médica
ago. 28 - 5 min de leitura
000

O texto abaixo foi retirado do site KevinMD e traz um desabafo em forma de dicas de um médico de família e comunidade estadunidense. Embora em um primeiro momento pareça que as realidades dos países estejam em níveis diferentes, vemos em seu relato que o estresse e as situações são bem semelhantes, confira:

Todos sabemos que a pandemia da COVID-19 mudou completamente nosso mundo. Não há dúvida de que os estressores em nossas vidas estão mais intensos do que nunca. Então, o que isso significa para os médicos? Como podemos continuar quando tudo o que sentimos é uma sensação de isolamento e esgotamento? E o cuidado com as crianças? Quem consegue manter seus empregos entre parceiros ou quem trabalha menos horas? Isso se tivermos um parceiro. E se você for um pai/mãe solteiro? Essas são algumas preocupações seriamente estressantes.

Recentemente, alguns pacientes razoavelmente saudáveis reclamaram comigo que sentem falta de ar dentro das máscaras. Tentei afirmar, refletir e agradecer os esforços que estavam fazendo para manter a si mesmos e a todos seguros, mas na minha mente, tudo que eu conseguia pensar era: “Sinto exatamente o mesmo” todos os dias. Eu sou um médico de família e comunidade e para estar no “lado mais seguro”, uso uma máscara N-95 que reutilizo e uma máscara cirúrgica por cima que descarto diariamente. E, ah, me sinto sufocado todos os dias, especialmente durante um surto de alergia.

Então, eu me pergunto o que faz com que nós, médicos, continuemos? O que nos faz ir trabalhar todos os dias? Mesmo que possa soar clichê, para a maioria de nós, é o amor pela medicina; é o amor em estar lá e ainda ser capaz de fazer a diferença. E talvez o dinheiro também. Aqui, tenho algumas dicas / ferramentas de autoajuda que podem nos ajudar nesses tempos difíceis. Não podemos mudar nosso ambiente, mas certamente podemos nos adaptar.

1. Precisamos cuidar de nós mesmos.

Devemos ser nossa primeira prioridade. Portanto, se nos sentirmos frustrados, decepcionados, desvalorizados, isolados, por favor, encontre alguns minutos e escreva o que realmente está incomodando você. Às vezes sabemos que apenas anotar nossas emoções pode ser catártico e certamente seria bom. Depois de escrever o que você sente, certifique-se de ler. Não há mal nenhum em consultar um conselheiro se você sentir necessidade.

2. Dê uma pausa

Uma coisa que realmente me ajudou em minha prática é que antes de entrar em qualquer quarto de paciente, faço uma pausa de cerca de 3 a 4 segundos e presto atenção na minha respiração. Isso me faz centrar no momento presente. Então, mesmo por alguns segundos, se pudermos prestar atenção total ao que nosso paciente está dizendo e estar com ele naquele momento, isso nos levará a mais satisfação. Se os pacientes se sentem ouvidos, eles tendem a seguir melhor as instruções.

3. Reserve tempo para os entes queridos.

Todos nós temos pelo menos uma pessoa ou animal de estimação em nossas vidas que faz nosso coração se encher de alegria. Certifique-se de passar tempo de qualidade com eles. Agora é mais importante do que nunca ficar conectado com quem amamos.

4. Exercite-se

Nós sabemos, mas às vezes esquecemos, então vamos nos lembrar de nos exercitar pelo menos 30 minutos por dia. Vamos fazer com que esses bons neuroquímicos sejam liberados naturalmente. Falta de tempo? Que tal cerca de 10 minutos de treino três vezes ao dia? Ande no estacionamento, faça várias rondas nas escadas... Existem toneladas de recursos lá fora; vamos fazer o melhor uso deles.

Quando estamos com a mente calma, tomamos decisões melhores. Não vai ser fácil, mas ainda podemos cuidar de nós mesmos, então, no final das contas, podemos ajudar nossos entes queridos e nossos pacientes que merecem um médico que não esteja esgotado ou em uma espiral descendente.

 


A Dra Manju Mahajan é uma médica de família e comunidade estadunidense. Seu artigo original pode ser acessado clicando aqui, ou acessando o site: https://www.kevinmd.com/blog/2020/08/to-better-take-care-of-patients-we-need-to-take-care-of-ourselves.html

                       Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 188 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você