Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Privação de sono e erros médicos caminham juntos

Privação de sono e erros médicos caminham juntos
Academia Médica
fev. 3 - 6 min de leitura
000

Em uma profissão em que horas de trabalho excessivas, muitas vezes imprevisíveis, o comprometimento relacionado ao sono é um risco ocupacional para os médicos. A evidência de que o sono inadequado tem consequências significativas na saúde e no desempenho cognitivo é robusta. A privação de sono interrompe a conectividade e o processamento dentro e fora da amígdala cerebral, o cíngulo anterior e o córtex pré-frontal medial, resultando em desregulação emocional. Além disso, a privação de sono diminui a capacidade de discernimento e refletir as suas emoções,  o que pode diminuir a capacidade dos médicos para ter empatia e engajamento interpessoal. Isso poderia explicar a afeição social prejudicada já observada entre os médicos em treinamento que estão privados de sono.

Sono insuficiente também resulta em capacidade reduzida de manter a atenção - incluindo lacunas de atenção dependentes da dose proporcionais ao aumento das horas de vigília que podem afetar a capacidade dos médicos de realizar tarefas cognitivas críticas de cuidado ao paciente, incluindo avaliação e planejamento de tratamento. O comprometimento relacionado ao sono em médicos é um risco ocupacional associado a longas e às vezes imprevisíveis horas de trabalho e pode contribuir para o esgotamento e para erros médicos significativos clinicamente relatados.

Um estudo transversal usou dados de pesquisa de bem-estar médico coletados de 11 centros médicos afiliados a acadêmicos entre novembro de 2016 e outubro de 2018. A análise foi concluída em janeiro de 2020. Um total de 19.384 médicos assistentes e 7.257 médicos da equipe doméstica (cargo existente nos EUA) nas instituições participantes foram convidados a preencher uma pesquisa de bem-estar. A amostra de respondentes foi usada para o estudo supracitado.

RESULTADOS

De todos os médicos convidados a participar da pesquisa, 7.700 dos 19.384 médicos assistentes (40%) e 3.695 dos 7.257 médicos da equipe doméstica (51%) relacionaram algum grau de deterioração de itens relacionados ao sono, incluindo 5.279 mulheres (46%), 5.187 homens (46 %), e 929 (8%) que se identificaram como outro gênero ou optaram por não responder. Por causa da variação institucional na inclusão do domínio da pesquisa, respostas de erros médicos autorrelatados de 7538 médicos estavam disponíveis para análises. As correlações de Spearman de prejuízo relacionado ao sono com desligamento interpessoal (r = 0,51; P <0,001), exaustão no trabalho (r = 0,58; P <0,001) e esgotamento geral (r = 0,59; P <0,001) foram grandes.

A correlação do comprometimento relacionado ao sono com a realização profissional (r = −0,40; P <0,001) foi moderada. Em um modelo multivariado ajustado para sexo, status de treinamento, especialidade médica e nível de burnout, em comparação com níveis baixos de comprometimento relacionado ao sono, níveis moderados, altos e muito altos foram associados a maiores chances de erro médico autorrelatado clinicamente significativo, em 53% (odds ratio, 1,53; 95% CI, 1,12-2,09), 96% (odds ratio, 1,96; 95% CI, 1,46-2,63) e 97% (odds ratio, 1,97; 95% CI, 1,45-2,69), respectivamente.

Os pesquisadores observaram um alto nível de comprometimento relacionado ao sono em médicos em programas de treinamento em cirurgia em relação a estagiários de outras especialidades. Também observaram baixo comprometimento relacionado ao sono em cirurgiões em exercício em relação a médicos em outras especialidades. Juntos, esses achados sugerem que o comprometimento ubíquo relacionado ao sono em programas de treinamento em cirurgia pode estar relacionado à tradição de treinamento mais do que a fatores intrínsecos à prática da cirurgia e, portanto, pode não ser necessário. Os resultados deste estudo sugerem associações robustas entre deficiência relacionada ao sono, esgotamento e diminuição da realização profissional e uma associação dose-resposta entre deficiência relacionada ao sono e erro médico clinicamente significativo autorrelatado (erro no último ano resultando em dano ao paciente).

A correlação entre deficiência relacionada ao sono e burnout foi grande entre os médicos assistentes e maior entre os médicos em treinamento (residência médica). A associação entre comprometimento relacionado ao sono e erro médico clinicamente significativo autorrelatado persistiu após o controle de burnout em um modelo multivariado, demonstrando que tanto comprometimento relacionado ao sono quanto burnout podem ser fatores de risco independentes para erro clinicamente significativo. Esses resultados são congruentes com pesquisas anteriores, indicando que o comprometimento relacionado ao sono - junto com o esgotamento e a baixa realização profissional dos médicos - está associado ao aumento das queixas não solicitadas dos pacientes. Se as associações observadas forem devidas a deficiência relacionada ao sono e erro que causa desgaste, estratégias para mitigar esses fatores de bem-estar podem reduzir o erro médico.

Os médicos também podem enfrentar um risco elevado de esgotamento porque sua ocupação geralmente exige um processamento emocional de alto nível, o que pode ser difícil de realizar durante a privação de sono.

Estratégias são necessárias para reverter esse paradigma e elas incluem uma regulamentação em larga escala nos níveis estadual e nacional, congruente com as iniciativas nos níveis individual, departamental e institucional. As estratégias podem incluir limitar a duração e a frequência dos turnos prolongados, minimizar o número de turnos noturnos sucessivos ou noites de plantão, obrigando pausas para descanso durante turnos mais longos, receber suplementos de melatonina antes dos turnos noturnos, usando um programa de sono chamado âncora para manter alguma sobreposição de horas de sono ao mudar de turnos com frequência para facilitar a adaptação circadiana, e mudar a narrativa cultural sobre o sono na medicina. Cuidar da saúde dos nossos médicos é valorizar a medicina e a relação com os cuidados dignos que todo ser humano deve receber.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Texto elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você