Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Procrastinação médica: 5 filmes médicos imperdíveis

Procrastinação médica: 5 filmes médicos imperdíveis
Fernando Carbonieri
out. 4 - 4 min de leitura
060

Muitos falam que médicos e acadêmicos de medicina não falam de outra coisa a não ser de medicina. Mesmo nos momentos de procrastinação o nosso trabalho não nos larga.

Também pudera. A arte e ciência médica é fantástica. Não há outra profissão que consiga lidar de forma tão holística a humanidade quanto a medicina. Obviamente que o cinema não poderia deixar de mostrar a condição humana sem estes personagens que promovem a saúde e bem estar, o desenvolvimento científico e, principalmente, as possibilidades frente algo tão angustiante quanto uma doença limitante.

Por esse motivo, trazemos uma lista de filmes médicos que contam histórias de doenças pouco entendidas ou de médicos que modificaram o modo como a medicina era feita até então.


#Rain Man

Tom Cruise vive Charlie, um jovem ganancioso que aproxima-se de seu, até então desconhecido irmão Raymond (Dustin Hoffman), herdeiro de 3 milhões de dólares. Raymond é um autista com uma incrível inteligência matemática. Em virtude disso, Charlie aproveita-se do dom do irmão para tentar faturar alto.

Clássico do cinema mundial, este filme demonstra as peculiaridades do autismo. Uma doença muitas vezes ininteligível tanto para familiares do pacientes quanto para os médicos que não possuem apreço pela psiquiatria.

 

#O Físico

Inspirado no livro adorado por 8 em cada 10 médicos, "O Físico", é baseado no romance de Noah Gordon. Conta a história de Rob J. Cole, um aprendiz de barbeiro cirurgião do século XIII. A história (principalmente o Livro) nos dá uma excelente ideia dos primórdios da medicina. Amputações relâmpago, extrações dentárias, curandeirismo, apendicites, peste negra e catarata são retratadas nesta aventura que retrata a necessidade e curiosidade que move o médico a procura de respostas. Mesmo que para isso você precise percorrer o mundo para aprender cada vez mais. O físico: A epopeia de um médico medieval

 

 

#Mãos Talentosas: A história de Ben Carson

Ben Carson. Apenas o nome já fala por sí só. Aqueles que ainda não conhecem a história deste exímio neurocirurgião, não perca mais tempo. Carson é um exemplo impar de superação e resiliência. Negro e pobre, atingiu o expoente da neurocirurgia, sendo o primeiro médico a conseguir separar gêmeos siameses craniópagos com sucesso. Após modificar a medicina, e se tornar professor emérito de cirurgia neuropediátrica da Johns Hopkins University, Carson tenta um espaço no Senado americano em 2015. Ben Carson M.D. Books for kindle fire tablet and phone edition

 

 

#Quase Deuses

Talvez um dos filmes mais inspiradores para todos nós. "Quase Deuses" conta a História de Vivien Thomas e Alfred Blalock. Um relacionamento improvável entre um emérito cirurgião e um prático de laboratório negro foi responsável por diversos avanços da medicina nos anos pré II Guerra Mundial e no Pós-Guerra. Entre um dos feitos da dupla foi o desenvolvimento do método para a correção da Tetralogia de Fallot. Uma história marcada pelo racismo e superação, com um desfecho que transcende qualquer hierarquia inerente à sociedade médica da época.

 

#Contágio

Jude Law, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Matt Damon e Marion Cotillard... Não pouparam nomes pomposos e caros para fazer este filme que demonstra fielmente o processo de disseminação e controle de grandes pandemias.  Em "Contágio" conseguimos observar uma doença sob diversos aspectos.  A virulência de uma nova cepa, o tempo até que órgãos percebam a sua existência, a dificuldade e o trabalho envolvido no desenvolvimento de uma vacina, o desespero da população frente ao mortal desconhecido e a desinformação que terapias alternativas geram frente a esta possível realidade. 


Coloque a pipoca para estourar e aproveite estes bons momentos de procrastinação médica.

Agradecemos ao Médico Nerd por nos ajudar com esta lista!


Denunciar publicação
    060

    Indicados para você