Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quantos anos você pode ganhar adotando um estilo de vida saudável?

Quantos anos você pode ganhar adotando um estilo de vida saudável?
Diego Arthur Castro Cabral
mai. 18 - 4 min de leitura
010

Há um foco crescente em questões relacionadas à saúde na mídia. Praticamente todo mundo sabe que um estilo de vida saudável como não fumar, possuir um adequado índice de massa corporal (IMC), realizar atividade física moderada ou vigorosa, pouca ou nenhuma ingesta de álcool e uma dieta de melhor qualidade traz benefícios para a saúde. O que poucas pessoas sabem é quanto elas se beneficiam ao atingir todos esses objetivos. Recentemente uma análise de longo prazo sugere que adotar tais medidas na meia-idade pode adicionar até 10 anos de vida livre de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.

Uma equipe de Harvard, liderada pelo Dr Yanping Li, examinou dados de cerca de 111.000 pessoas aos 50 anos e os seguiu prospectivamente por até 34 anos. Fatores de estilo de vida saudável foram medidos repetidamente e sistematicamente, e o desenvolvimento de várias doenças e morte foram registrados. Neste estudo, foi avaliado o efeito de fatores de estilo de vida saudáveis na expectativa de vida livre de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, usando dados de até 34 anos de acompanhamento no Estudo de Saúde das Enfermeiras (NHS) e 28 anos de acompanhamento no Estudo de Acompanhamento das Profissões da Saúde (HPFS). O objetivo primário foi a expectativa de vida livre de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Eles observaram que um estilo de vida saudável estava associado a um menor risco de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de mortalidade, com um aumento da expectativa de vida total e número de anos de vida livre dessas doenças. As mulheres que cumpriram todas as medidas de estilo de vida saudável tiveram um adicional de 10,7 anos de vida livre de doença em comparação com as mulheres que não cumpriram nenhuma medida de estilo de vida saudável. Para os homens, o número foi de 7,6 anos adicionais livres de doença.

Essas descobertas sugerem que a promoção de um estilo de vida saudável ajudaria a reduzir os encargos com a saúde, diminuindo o risco de desenvolver várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, e estendendo a expectativa de vida livre de doenças. Políticas públicas para melhorar a comida e o ambiente físico propício à adoção de uma dieta e estilo de vida saudáveis, bem como políticas e regulamentos relevantes (por exemplo, proibição de fumar em locais públicos ou restrições às gorduras trans), são essenciais para melhorar a expectativa de vida, especialmente a expectativa de vida livre de doenças crônicas graves.

A maioria pessoas sabe que um estilo de vida saudável é bom para elas, mas muito poucos apreciam o quão bom - o que afeta negativamente seu desejo de adotá-lo. Este estudo pode ser útil nesse sentido. Você pode dizer ao seu paciente de 50 anos: "A adoção de um estilo de vida saudável (em comparação com a não adoção) pode permitir que você viva de 7 a 10 anos sem doenças". Para muitos, esse seria um objetivo atraente e significativo.

 

A pesquisa pode ser acessada no seguinte link: https://www.bmj.com/content/368/bmj.l6669  e possui o DOI https://doi.org/10.1136/bmj.l6669.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 140 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você