Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Quatro estratégias para um estilo de vida saudável ​​em sua prática clínica

Quatro estratégias para um estilo de vida saudável ​​em sua prática clínica
Mariana Salomão Daud
out. 1 - 4 min de leitura
000

Promover estilos de vida saudáveis ​​é um desafio para muitas práticas de atenção primária. Embora a maioria dos pacientes entenda a importância da atividade física e da alimentação saudável, muitos parecem incapazes de mudar seus comportamentos prejudiciais para reduzir o peso e melhorar as condições crônicas. Os medicamentos costumam ter um papel predominante no tratamento desses pacientes, embora os medicamentos, isoladamente, raramente sejam completamente eficazes para condições crônicas, e as mudanças no estilo de vida demonstram reduzir significativamente as taxas de morbimortalidade para a maioria das doenças crônicas.

Além disso, os pacientes podem sentir envergonhados de suas situações, e os médicos podem sentir-se pressionados pelo tempo, fazendo com que evitem o próprio diálogo que precisam adotar, a fim de facilitar um avanço na melhoria da saúde.

Há um caminho melhor!


Trago aqui um resumo do artigo "Four Strategies for Promoting Healthy Lifestyles in Your Practice" publicado no FPM em 2011 com quatro estratégias para auxiliar o médico de família na promoção de estilo de vida saudável em seu consultório.

1. Crie um consultório saudável.

O primeiro passo para promover uma cultura saudável no consultório é incentivar os médicos de família a serem modelos de condicionamento físico. A maioria dos pacientes já vê seu médico pessoal como um modelo e percebe que os médicos que praticam comportamentos saudáveis ​​têm mais credibilidade e são mais capazes de motivá-los a fazer escolhas de estilo de vida saudáveis. Esses médicos também têm maior probabilidade de fornecer aconselhamento físico a seus pacientes .

Leia mais: Médicos devem ser exemplos de saúde?

2. Faça as alterações necessárias no processo.

Conduza uma avaliação breve e informal de sua prática, fazendo as seguintes perguntas: - Como o seu ambiente de prática promove atualmente o estilo de vida saudável? Identifique os desafios que você enfrenta e imagine como seria se sua clínica estivesse fazendo com êxito tudo o que poderia fazer para promover isso. Este deve ser um esforço de equipe, não apenas uma responsabilidade do médico.

3. Envolva os pacientes.

Para iniciar conversas de adequação com os pacientes, os médicos de família consideram útil aproveitar momentos de aprendizado, como maus resultados laboratoriais, um diagnóstico recente de doença crônica, novas visitas de pacientes, visitas anuais e exames para crianças. Eles também observam que a mudança de um estilo de comunicação de aconselhamento para um estilo de conversa mais centrado no paciente suscita uma resposta mais receptiva dos pacientes. Técnicas como Entrevista Motivacional têm se mostrado eficazes para motivar mudanças saudáveis ​​de comportamento nos pacientes.

O objetivo é ajudar os pacientes a estabelecer metas pequenas e razoáveis.

4. Acompanhamento.

A maioria das pessoas muda seu comportamento gradualmente. Eles podem avançar e retroceder nos quatro estágios da mudança - pré-contemplação, contemplação, preparação e ação - antes de passar para o estágio de manutenção, onde o objetivo é minimizar a recaída. Em alguns casos, será necessária uma visita presencial. Em outros casos, o acompanhamento pode ocorrer por telefone ou e-mail com uma enfermeira, nutricionista ou educador em saúde. O acompanhamento deve ocorrer dentro de três semanas na maioria dos casos.


Pense em pequenas mudanças

Mudanças pequenas e realizáveis tem muito mais probabilidade de serem bem-sucedidas para seus pacientes do que uma abordagem de "tudo ou nada". Da mesma forma, pequenas mudanças são a melhor abordagem para sua prática, uma vez que ela se transforma em uma cultura de engajamento em estilo de vida saudáveis. Selecione qualquer uma das estratégias e ferramentas descritas no artigo citado para começar a experimentar os benefícios de um estilo de vida saudável ​​para você, seus pacientes e, finalmente, sua comunidade.

Veja o artigo na íntegra:

https://www.aafp.org/fpm/2011/0300/p16.html

Artigos relacionados 


Quer escrever? Clique aqui e saiba como.


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você