Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Redução nos atendimentos de AVEs durante a pandemia

Redução nos atendimentos de AVEs durante a pandemia
Academia Médica
jul. 22 - 2 min de leitura
000

Com o aumento dos casos do novo coronavírus no mundo inteiro, muitos atendimentos para outras doenças foram postergados e até mesmo cancelados na maioria dos casos. No entanto, as outras doenças de urgência e emergência não pararam de acontecer durante a pandemia. É o caso dos acidentes vasculares encefálicos (AVE).

Um recente levantamento da World Stroke Organization (WSO) verificou redução de 60% nos atendimentos médicos em decorrência de AVEs, embora pareça um dado esperançoso ele na verdade demonstra um lado ruim da pandemia.

O número de casos durante a pandemia não diminuiu, mas devido a redução de atendimentos e o medo por conta da pandemia os pacientes acabam não procurando atendimento médico! E por conta disso muitas vezes acabam se incapacitando e/ou evoluindo com desfecho fatal.

Ao levarmos em conta esta situação onde o novo coronavírus interfere no tratamento de diversas outras doenças tratáveis (de emergência ou não), fica evidente o segundo impacto da pandemia sobre as outras doenças: o aumento no número de óbitos e de incapacitados.

Apesar da COVID-19 estar em alta nos noticiários e tenha um número expressivo de vítimas, devemos tentar mitigar ao máximo todos os efeitos deletérios da pandemia no tratamento de pacientes curáveis.

 

Texto elaborado por Diego Arthur Castro Cabral

 

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 186 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

  1. WSO. World Stroke Organization n.d. https://www.world-stroke.org (accessed July 21, 2020).

  2. Diário do Poder - Poder, política e bastidores. Diário do Poder n.d. https://diariodopoder.com.br/ (accessed July 22, 2020).

  3. Pânico da covid-19 tem levado a mortes por falta de atendimento médico. ABN 2020. https://www.abneuro.org.br/post/pânico-da-covid-19-tem-levado-a-mortes-por-falta-de-atendimento-médico (accessed July 22, 2020).

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você