Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Review do App Consulta +Rápida por uma Médica de Família e Comunidade

Review do App Consulta +Rápida por uma Médica de Família e Comunidade
Fabiane Bostelmann
ago. 4 - 10 min de leitura
010

A cada consulta, a cada paciente, somos impelidos a tomar dezenas de decisões, as quais muitas vezes nos trazem dúvidas sobre a melhor conduta, o exame mais indicado, a interação medicamentosa possível, o sinal clínico que pode significar muitas doenças ou beirar a normalidade. Cada dúvida nos presenteia com uma oportunidade de aprendizado e atualização, quando temos ferramentas adequadas e práticas nas mãos, podemos transcender dúvidas em conhecimento e repertório para as próximas decisões. Os Apps médicos são ferramentas valiosas para sedimentar esses conhecimentos. Nessa busca, a ArtMed criou um novo App: Consulta + Rápida.

A convite da equipe do Academia Médica, testei o APP e vou compartilhar minhas impressões desde o início.

Pontos positivos

O primeiro detalhe que me chamou a atenção foi justamente ele ter sido desenvolvido pela ArtMed – editora responsável por uma série de livros com excelente qualidade técnica dentro do ramo médico – responde por boa parte da educação médica continuada de qualidade no Brasil e conta com uma equipe exemplar de autores, revisores e editores. 

O segundo ponto que aprovei foi o nome escolhido -  “Consulta +rápida”- remonta a séries de livros, é bastante intuitivo e fácil de recordar na pressa do dia a dia, entre ou durante as consultas. O conteúdo é baseado principalmente nos best sellers da editora: Clínica Médica: Consulta Rápida, Sintomas e Sinais na Prática Médica: Consulta Rápida, Laboratório na Prática Clínica: Consulta Rápida e Medicamentos de A a Z

Ao fazer o download, tive uma surpresa positiva: um app “leve”– possível de baixar na rede móvel, ocupando pouca memória do dispositivo, porém ao custo de não funcionar offline o que pode vir a limitar o uso em locais com dificuldade de conexão. 

appstore2Android-app-on-Google-play

Por ser um App nacional, temos a comodidade de ser totalmente em português e um valor muito mais acessível que os Apps médicos internacionais – com direito a 20% de desconto para leitores da Academia Médica e 3 meses gratuitos para testar (saiba mais no final do texto). 

Visualmente, bastante “clean”, intuitivo e de fácil uso, fontes  de fácil leitura. Conta com a opção de aumentar a fonte e brilho, além de permitir salvar um assunto como favorito, fixando-o na tela inicial. Permite ainda deixar um comentário para os autores sobre o conteúdo específico. 

Testei na plataforma IOS e nenhuma dificuldade quanto a bug ou mal funcionamento. Conta com alguns hiperlinks nos textos que permitem transitar entre tópicos e assuntos com facilidade. Oferece ainda a possibilidade de uso através de tablets, porém infelizmente ainda não tem acesso na versão web.

Atualmente, o App está dividido em 7 grandes grupos: Doenças; Sintomas e sinais; Exames laboratoriais; Medicamentos; Diagnóstico por imagem; Procedimentos; Calculadoras; Consulta clínica e Coronavírus; além é claro da ferramenta de busca. 
 

Busca 

A ferramenta de busca permite pesquisar dentro de todos os grupos.  Achei muito interessante que, ao não encontrar a doença especificamente com o mesmo nome digitado, o App sugere doenças relacionadas ou com nomes semelhantes (Ex: asma e bronquite asmática) além de exames laboratoriais e medicamentos relacionados. Pode parecer algo simples, mas outros App carecem desse recurso. Ainda sobre a ferramenta de busca, senti falta de um preditor de palavras sugerindo os temas cadastrados – poderia facilitar e otimizar a busca. 

Dentro do grupo Doenças, o Consulta +Rápida tem uma lista bastante completa de doenças organizadas em ordem alfabética. Entrando em cada doença tem abas expansíveis com vários tópicos como: definição, epidemiologia, etiologia, classificação, fisiopatologia, manifestações clínicas, diagnóstico, manejo, complicações, referências e autores. Os tópicos são geralmente bastante sucintos, objetivos e esclarecedores, alguns contam com tabelas que facilitam encontrar a informação buscada em pouco tempo.

Senti bastante falta do nível de evidência de cada informação – em tempos de reinado da medicina baseada em evidências, considero um ponto bastante frágil do App. Contudo, vale ressaltar que os autores de cada tópico são nomes bastante reconhecidos nas suas especialidades médicas, uma curadoria cautelosa e de alto nível, trazendo credibilidade às informações. Apresenta algumas referências bastante recentes de 2020 inclusive e algumas mais antigas a depender do assunto.  O App recebe atualizações semanais. 

No grupo Sinais e sintomas, ostenta uma volumosa lista de sinais e sintomas comuns da prática diária – ao clicar em algum específico – abre o mesmo modelo das doenças de abas expansíveis com tópicos relacionados. Esse grupo de sinais e sintomas é realmente precioso e um diferencial quanto aos demais App médicos e pode ser uma ferramenta muito útil para médicos generalistas ampliarem possibilidades diagnósticas. Por exemplo, ao clicar em “Dor no ombro”, é possível acessar a aba “causas” para dor no ombro e aprender ou relembrar praticamente todas as causas possíveis, além de tratamentos, auxiliando no diagnóstico e tratamento clínicos. 

O grupo Exames laboratoriais é também um diferencial muito útil para a prática clínica e com informações que muitas vezes não são familiares aos médicos, mas frequentemente questionadas pelos pacientes. Conta com uma lista muito completa dos diversos exames bioquímicos possíveis – dentro de cada um deles tem vários tópicos com abas expansíveis: outros nomes/siglas; valores de referência; definição e interpretação; amostra (soro, urina, etc); método (ELISA, imunofluorescência, etc); interferentes (medicações e fatores que podem alterar o teste); preparo do paciente (tempo de jejum, etc). Pessoalmente, acredito que poderia ser ainda mais excepcional se contasse com mais 3 tópicos relativamente simples: código TUSS; custo aproximado e principalmente, a cereja do bolo: acurácia do teste – sensibilidade e especificidade. 

Já no grupo Medicamentos, oferece uma lista realmente extensa de medicamentos – ao entrar em algum específico, são fornecidas as informações em tópicos: grupo farmacológico; nomes comerciais (referência, genérico e similar); apresentações; uso; contra indicações; posologia; modo de administração; esquecimento da dose; interações medicamentosas; conservação e preparo; gravidez (categoria); lactação; efeitos adversos e comentário. Realmente bastante completo com informações bem sucintas e objetivas. Como médica de família, gostei muito de ter classe de risco em gravidez e lactação, mas senti falta das doses pediátricas. 

Entrando no tópico Diagnóstico por imagem, é fornecida uma lista mais modesta de exames de imagem, mas não menos interessante. São textos mais educativos explicando o funcionamento, princípios, termos básicos, reações adversas, interpretação, indicações de diversos exames de imagem distintos: ECG, radiografia, TAC, RM, cintilografia, ultrassom, etc. Alguns deles com imagens educativas. Todos as informações contam com referências e nome dos autores responsáveis. Mais uma vez, acredito que informações de acurácia e custos dos exames seriam muito oportunas.

No grupo Procedimentos são disponibilizadas informações divididas também em tópicos com abas expansíveis de uma lista mais singela de, atualmente, 9 procedimentos como artrocentese e infiltração articular, transfusão de hemocomponentes, endoscopia digestiva, exame de escarro etc. Informações bastante práticas e concisas. 

Houve um certo desapontamento ao acessar o grupo Calculadoras visto atualmente abranger apenas duas, muito aquém da expectativa, porém acredito e espero que com as novas atualizações serão acrescidas mais calculadoras médicas. 

O App nos presenteia ainda com um grupo singular denominado Consulta Clínica que compreende temas bastante úteis na prática clínica como receituários (orientações sobre tipos de receituários que costumam trazer muitas dúvidas, especialmente nos primeiros anos de carreira); avaliação geriátrica (com vários detalhamentos: funcional, cognitiva, humor, etc); atestados; anamnese e exame físico; avaliação de paciente com alteração de enzimas hepáticas; medicina genômica, etc. Ainda com poucos tópicos, esse grupo Consulta clínica me pareceu uma promessa de muito conteúdo legal a surgir nas próximas atualizações. 

Como não podia faltar, nesse momento tão singular de pandemia que vivemos, disponibiliza um grupo bônus de Cororavírus que, entre diversos tópicos, abrange Podcasts atuais sobre a pandemia que podem ser ouvidos através da plataforma do Spotify e Apple Podcasts. 

O Consulta +Rápida é um App digno de muitos elogios desde o seu conteúdo técnico, gama de assuntos e escolha de temas muito úteis e relevantes, até a forma como se apresenta, através de um App bem organizado, intuitivo e com boa usabilidade. Consegue, de fato, trazer o conteúdo de grandes livros, através de um time de autores brilhantes, para o bolso do jaleco – com a certeza de atualizações constantes. 

Após testar o App considero uma ferramenta muito válida para a prática diária de todo médico: desde internos até médicos com bons anos de formados, especialmente para clínicos generalistas e médicos de família. Ressalto, ainda, alguns pontos a melhorar e conteúdos a expandir, reforço como os que mais me parecem urgentes, enquanto médica de família: especificar nível de evidência das principais informações de condutas sugeridas, aumentar quantidade de calculadoras médicas e ampliar os temas para pediatria e obstetrícia (rotina de pré-natal, principais complicações obstétricas).

O Consulta +Rápida é realmente fantástico, ao utilizar fica claro o cuidado dos desenvolvedores nos mínimos detalhes, é notório que foi feito por médicos e para médicos. Já o considero um must have, junto com outros Apps de grande nome internacional, inclusive superando alguns. Foi realmente uma grata surpresa experimentar essa nova ferramenta, é motivo de orgulho termos um App nacional em tão alto nível. Um App que pode trazer um grande amparo  nas decisões clínicas diárias – seja como aprendizado ou como atualização. 

Fabiane Bostelmann, CRM-PR 34.063 / RQE 21.701 -  Médica de Família e Comunidade

 

Quer experimentar o Consulta + Rápida?

Os leitores da Academia Médica têm 90 dias completamente gratuitos (isso mesmo, 90 dias!) para usar o aplicativo e mais 20% de desconto para conhecer essa nova ferramenta de suporte a decisão clínica.

Para isso, você deve fazer os seguintes passos:

appstore2Android-app-on-Google-play

  1. Baixar o aplicativo (Google Play ou App Store)
  2. Selecionar a opção "Assinar"
  3. Clicar em "Participo de uma instituição parceira"
  4. Selecionar “Academia Médica
  5. Informar o código ACADMED90
  6. Pronto! Você garantiu os seus 90 dias gratuitos e 20% de desconto.

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você