Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Revista do Médico Residente

Revista do Médico Residente
Fernando Carbonieri
set. 3 - 4 min de leitura
000

A Revista do Médico Residente, editada desde 1999, é órgão oficial do CRM-PR e, com o apoio da COREME - PR, é editada trimestralmente e tem por missão a publicação de artigos científicos da área biomédica e de artigos especiais que contribuam para o ensino e desenvolvimento da Residência Médica do Brasil.

Sob a liderança de seu Editor Científico - o Médico Cancerologista João Carlos Simões - a RMR está em processo de indexação e expansão de sua importância no meio científico nacional e internacional. Por intermédio do aumento da composição do conselho editorial (que visa ter preceptores de residência médica de todas as regiões do país e da América Latina) e o foco em publicar artigos de maior relevância científica, a RMR objetiva atingir seu merecido espaço como a publicação de escolha do médico residente e de seu preceptor.

Foco e Escopo

A Revista do Médico Residente , na sua história, aceitou frequentemente artigos originais, de revisão / atualização, relatos de caso, em português, espanhol e inglês. No momento a publicação encontra-se num processo de indexação pela LILACS. Por esse motivo serão obejtivados papers que possuam elevado nível de evidência científico (ensaios clínicos, série de casos e revisões sistemáticas).

Dos periódicos analisados na XIII Reunião do Comitê de Avaliação e Seleção de  Periódicos LILACS Brasil, realizada na BIREME/OPAS/OMS, em São Paulo, somente  três foram aprovados sob implementação das recomendações de normalização,  estando a Revista do Médico Residente entre elas.

Um dos aspectos importantes da RMR é a capacidade de publicar assuntos de interesse dos clínicos, cirurgiões e da medicina diagnóstica, algo raro nas publicações científicas mundiais que normalmente segregam tais assuntos.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista do Médico Residente tem os artigos avaliados pelos pares (peer-review). Os artigos anônimos são encaminhados via e-mail para dois membros também anônimos do Conselho dos Revisores ou do Conselho Editorial escolhidos pelo editor que, por meio de preenchimento de um roteiro de análise anexo, que envolvem relevância da contribuição, título, redação, originalidade, validades dos métodos, dos resultados e procedem a aprovação ou não. A critério do Editor Científico, o artigo poderá ser submetido a revisores externos. Artigos rejeitados serão devolvidos aos autores anexados com as sugestões dos revisores. Mais sobre esse processo você encontra AQUI

Política de Acesso Livre com apoio do Academia Médica

Em julho deste ano, por convite do Editor Científico da RMR o Academia Médica aumentou seu papel na concretização dessa revista científica. Somos agora, por intermédio de seu diretor, editores associados da RMR e faremos de tudo para que esta publicação alcance seus objetivos.

Conclamamos a todos os colegas que vivem e respeitam a Residência Médica, os membros dos conselhos editoriais e de revisores da RMR para incentivar os seus respectivos Serviços de Residência Médica, colaboradores, amigos e colegas para que possamos fazer um esforço concentrado para vencer esse desafio.

Tenho absoluta convicção que poderemos, com a ajuda de todos, construir um  veículo acadêmico, científico e institucional que muito contribuirá para a formação e  valorização da Residência Médica do Brasil.

Submeta o artigo de seu grupo de estudos. Publique na RMR e ajude o desenvolvimento da ciência produzida pelas Residências Médicas

CONFIRA AS PUBLICAÇÕES DA REVISTA DO MÉDICO RESIDENTE


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você