Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Sentimentos Darwinistas

Sentimentos Darwinistas
Marcela da Silveira Rocha
mar. 27 - 4 min de leitura
000

Não lembro o ano em que minha mãe fez uma atualização em Psicologia e o curso focou muito em Darwin. E hoje as técnicas terapêuticas mais atuais levam em consideração o mecanismo de adaptação da espécie em seu comportamento junto a seus sentimentos. Dessas adaptações é que surgem os tão famosos mecanismos de defesa. E são esses mecanismos que interferem em nossa relação com o mundo. Muitas vezes de maneira tão patológica que fica impossível suportar a vida.

É claro que todos nós temos uma "gaveta desarrumada". Inclusive eu. Sou como você que me lê. A grande diferença é que sempre tento me enxergar do ponto de vista da ciência. Penso muito no porquê de reagir de maneira equivocada em determinada situação. E acho até que uma terapia me cairia bem. Muito bem, por sinal.

O ano que passou foi bem complicado para mim. Tive tranquilidade durante 3 meses. Depois, só emoções descontroladas. Meio Almodóvar. Mulheres à beira de um ataque de nervos. E, claro, mais uma vez comecei a refletir de maneira "Darwinista". O que todas as espécies querem? Voltemos um pouco às nossas primeiras aulas de "evolução" na escola.

Todas as espécies querem gerar descendentes férteis. Ser imortal é perpetuar nossos genes na terra. Descontroles emocionais nada mais são que uma adaptação que visa aumentar a probabilidade de se reproduzir. Ainda mais no meu caso, descontrole emocional em relação amorosa.

Pois bem, eu sabia que a maneira como eu tentava me adaptar aos meus sentimentos estava errada pois diminuía a chance de ficar ao lado de quem eu gostava. Junto a esse fato, meu maior medo era que todas as adaptações comportamentais da espécie contavam ainda com outro componente, mudanças epigenéticas nos genes. Como lidar com tantos fatores e muitos deles ainda pouco estudados? Mudar nosso comportamento é mais do que querer mudar de comportamento.

2018 foi um ano dramático. E um pouco dos meus dramas existenciais avançaram sobre 2019. Foi aí que vi a necessidade de aumentar a disponibilidade de serotonina nas minhas sinapses. Não era uma certeza que eu reagiria melhor aos meus infortúnios amorosos, entretanto era a ferramenta que eu tinha no momento. E melhorou bastante a maneira como comecei a enxergar o problema.

Não, nunca é uma certeza que uma pessoa se sentirá melhor com o uso de determinado antidepressivo. Ainda não temos como comprar a felicidade. Provavelmente com o avanço da Medicina, o futuro promete alcançar a felicidade instantânea ao engolimos uma pílula. Porém, no momento, melhorar é através de um conjunto de ações, terapia, medicamentos, reflexões, viagens com amigos, conversas ao telefones com aqueles que querem o nosso bem. Melhorar é cercada de "talvez".

E depois de meses, ainda sinto meu pé lá no problema e meu pé cá na solução. Um fato é certo, relacionar-se é ter conflitos. Não existe casal de comercial de margarina. Não existem comédias românticas em nossas vidas. Happy End é puro cinema. E a maneira como reagimos a essa grande verdade é a maneira como desenvolvemos nossas adaptações como espécie. E tudo isso está muito além de nós....


Gostaria de explorar ainda mais o universo da medicina de precisão? Quer mergulhar fundo nos conceitos que estão revolucionando o atendimento ao paciente? O nosso eBook "Desvendando a Medicina de Precisão: Conceitos Fundamentais para Médicos Especialistas" é o guia que você precisa.

Este eBook foi especialmente criado para médicos especialistas que estão iniciando sua jornada na medicina de precisão ou para aqueles que desejam ampliar seu conhecimento na área. De uma maneira simples e didática, explicamos o papel da genética na medicina, como os testes genéticos podem ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças, e muito mais.

Por que ficar de fora da revolução da medicina de precisão? Clique no botão abaixo para baixar o eBook gratuitamente e começar a desvendar o fascinante mundo da medicina de precisão.




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você