Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

6 dicas para sobrar tempo para o médico

6 dicas para sobrar tempo para o médico
Bruno Rossini
abr. 4 - 4 min de leitura
030

Tempo é uma questão de prioridade!

*por Bruno Rossini

Olá, colega doutor, como anda a sua agenda? Muitos compromissos?

Uma adequada gestão do tempo é fundamental para conseguirmos uma produtividade satisfatória. Para nós, médicos, a produtividade se torna ainda mais importante. As diversas atividades que compõem nossa prática diária, entre elas, cirurgias, atendimentos no consultório, urgências e exames, exigem essa organização. Além disso, muitos exercem atividades acadêmicas e administrativas que podem demandar um tempo importante.

Não podemos esquecer também de nossa vida social e familiar. O convívio com a família e amigos, assim como a prática de exercícios físicos e outros hobbies não devem ser negligenciados.

Como, então, conseguir aproveitar melhor nosso tempo? Acho que primeiramente temos que realizar um planejamento estratégico das várias facetas de nossa vida, não só no âmbito profissional. Isso é, entendermos o que é importante para cada um, saber qual é nossa situação atual e aonde queremos chegar. Essa etapa nada mais é do que uma busca pelo nosso autoconhecimento. A partir daí estipular metas de curto, médio e longo prazo de forma a atingir nossos objetivos. Essas devem ser palpáveis e, assim que atingidas, devem ser comemoradas.

Tendo isso mais claro, podemos priorizar as ações que nos levam de forma mais direta à meta desejada. Selecionar prioridades é uma das mais importantes etapas de uma boa gestão do tempo. Antes de selecioná-las temos que entender o que realmente é relevante em nossa vida. Quando tudo é prioridade, não há prioridade. Após esse passo, pensar como e quando executar essas ações e daí sim realizá-las. Recomendo que esse planejamento seja escrito e repensado de tempos em tempos. Essa etapa é fundamental!

No dia a dia, como profissionais de saúde, uma de nossas prioridades sempre será propiciar o melhor atendimento possível de forma a promover a saúde de nossos pacientes. Essa sempre estará presente em nossas vidas.

Para aumentar nossa produtividade e sobrar tempo para tudo que queremos, podemos adotar algumas atitudes práticas que podem ajudar:

  1. Ser o mais organizado possível: desde a caixa de entrada do e-mail até a mesa de atendimento do consultório.
  2. Aprender a dizer não: quando queremos agradar a todos, acabamos por nos sobrecarregar.
  3. Usar as ferramentas de planejamento disponíveis: uma agenda de papel ou softwares em tablets ou smartphones podem e devem ser usados. Memorizar todas as tarefas pode ser uma grande fonte de estresse.
  4. Aprender a delegar: isto é, delegar a função certa à pessoa certa e controlar os resultados. Tudo que é delegável deve ser delegado.
  5. Evitar que as tarefas se tornem urgentes: realizar as tarefas com antecedência evita preocupação e um gasto de energia desnecessário.
  6. Realizar uma tarefa de cada vez: por mais que tentemos, não conseguimos fazer várias coisas bem feitas ao mesmo tempo. O mais produtivo é terminar o que começar, antes de iniciar outra atividade.

Mais sobre o assunto:

Work-life balance em Medicina - Isso é possível?  É possível sim encontrar equilíbrio entre a sua vida profissional e a sua vida pessoal. Se você se identifica com a falta de tempo para você e para sua família, esse texto é leitura obrigatória para você procurar este equilíbrio.

Espero que ajude a todos. Até a próxima!
 

Qual a sua estratégia para sobrar mais tempo?
Comente logo abaixo!

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 150 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você