Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Troca de Plantão 192: um SAMU na sua vida

Troca de Plantão 192: um SAMU na sua vida
Academia Médica
nov. 25 - 3 min de leitura
000

Nesta segunda-feira 22/11/2021, foi ao ar o episódio número 192 do Podcast da Academia Médica - Troca de Plantão - que ocorre diariamente, de segunda  a sexta, das 06:30 às 08:00, no aplicativo ClubHouse. Como tema, o CEO da Academia Médica, Fernando Carbonieri, solicitou os participantes da sala que contassem episódios ocorridos durante um atendimento do SAMU que os haviam marcado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após a ocorrência de alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O SAMU 192 realiza os atendimentos em qualquer lugar e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Os presentes contaram casos de atendimento a vítimas de colisão automobilística, o desafiador auxílio a gestantes em trabalho de parto, a assistência a crianças e idosos que trazem lembranças a eles. Também comentaram sobre as fraquezas deste serviço, que está atrelado ao repasse de investimentos governamentais e que, muitas vezes, ocorre somente com fins políticos. Além disso, foi ressaltado que o correto atendimento de emergência não depende somente do trabalho do SAMU e de seus profissionais envolvidos, mas de toda a cadeia que envolve a gestão das ocorrências até a recuperação do paciente. No entanto, o que mais foi citado ao longo do programa foi a admiração pelo exaustivo e dedicado trabalho dos profissionais que atuam no SAMU, que buscam fazer sempre o seu melhor em prol do paciente. 

Por fim, foi citado o suporte de emergência em outras situações que não necessariamente envolvem este serviço, como o atendimento médico em aeronaves ou mesmo o auxílio que ocorre quando nós somos os primeiros a presenciar um acidente, e o a importância da condução adequada até a chegada da ambulância

Ficou curioso para saber mais? Confira o programa completo em 

https://www.clubhouse.com/room/P0Kn1deX e nas outras plataformas de streaming da Academia Médica. Se você tem alguma experiência marcante no SAMU, não hesite em contar para nós!

 

Artigos Relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você