Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Troca de Plantão de Dia dos Professores: o que faz uma boa aula?

Troca de Plantão de Dia dos Professores: o que faz uma boa aula?
Academia Médica
out. 15 - 2 min de leitura
000

 

O programa Troca de Plantão, que ocorre de segunda a sexta, das 06:30 às 08:00 no aplicativo ClubHouse, dedicou o episódio desta sexta-feira, dia 15 de outubro, ao Dia dos Professores. Os participantes da sala foram convidados a exporem suas opiniões sobre o que faz determinada aula ser considerada boa e quais aspectos a transformam em uma má aula. Confira abaixo algumas destas considerações:

Os profissionais presentes na sala afirmaram que, para ser uma boa aula, os alunos e o professor devem ter liberdade de interação e participação, e os diversos assuntos devem ser discutidos de forma leve. Além disso, o professor deve estar motivado e preocupado com o real aprendizado dos alunos, não se limitando a medir o sucesso por meio de provas formais. Para que ocorra uma efetiva transmissão do conhecimento, o professor deve considerar a diversidade individual de preparação que existe entre os alunos, compreender a realidade profissional de diferentes regiões, entender as expectativas dos alunos, utilizar as ferramentas adequadas para cada situação e estar alinhado com as necessidades de ensino e aprendizado do momento. 

Além disso, os participantes destacaram a necessidade de o professor também estar aberto a receber conhecimento por parte dos alunos, e ter a humildade de assumir que ele também não tem sabedoria sobre um determinado assunto. Em especial na área da Medicina, salientou-se a importância da colocação do aluno no cenário prático, participativo e real, pois sabe-se que o aprendizado empírico é essencial na consolidação dos conteúdos.

Por outro lado, os presentes também ressaltaram as características que podem desengrandecer uma aula. Dentre estas estão: falar sem motivação e entonação de voz, com distanciamento entre professor e aluno, a presença de sadismo, a mera leitura de slides, quando não há correlação com a prática, sem linha de raciocínio e, também, quando o professor se coloca em posição de único detentor de conhecimento.

E para você leitor, o que faz um grande professor ou uma grande aula? Compartilhe conosco e aproveite para lembrar de algum mestre que fez diferença na sua vida!

 

Artigos relacionados:

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você