Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Um aviso de Israel: a vacinação enfraquece, mas não derrota a variante Delta

Um aviso de Israel: a vacinação enfraquece, mas não derrota a variante Delta
Academia Médica
ago. 23 - 6 min de leitura
000

A variante B.1.617.2 (delta) da Covid-19, que contribuiu para um aumento de casos na Índia e agora foi detectada em todo o mundo, inclusive em Israel que tem uma das maiores coberturas vacinais do mundo.

Israel tem um dos níveis mais altos de vacinação do mundo contra a COVID-19, com 78% dos maiores de 12 anos totalmente vacinados, a grande maioria com a vacina da Pfizer. No entanto, o país registra agora uma das taxas de infecção mais altas do mundo, com quase 650 novos casos diários por milhão de pessoas. Mais da metade está em pessoas totalmente vacinadas, ressaltando a extraordinária transmissibilidade da variante Delta e alimentando a preocupação de que os benefícios da vacinação diminuam com o tempo.

O grande número de israelenses vacinados significa que algumas infecções emergentes eram inevitáveis, e os não vacinados têm muito mais probabilidade de acabar no hospital ou morrer. Mas a experiência de Israel está forçando a questão do reforço no radar para outras nações, sugerindo que mesmo os melhores países vacinados enfrentarão um aumento repentino do Delta.

“Este é um sinal de alerta muito claro para o resto do mundo”, disse Ran Balicer, diretor de inovação da Clalit Health Services (CHS), a maior organização de manutenção da saúde de Israel (HMO). “Se isso pode acontecer aqui, provavelmente pode acontecer em todos os lugares.”

Israel está sendo vigiado de perto agora porque foi um dos primeiros países a sair na frente com as vacinas em dezembro de 2020 e rapidamente alcançou um grau de cobertura populacional que causou inveja a outras nações - por um tempo. A nação de 9,3 milhões também tem uma infraestrutura de saúde pública robusta e uma população totalmente inscrita em HMOs que os rastreia de perto, permitindo-lhe produzir dados do mundo real de alta qualidade sobre como as vacinas estão funcionando.

Agora, os efeitos da diminuição da imunidade podem estar começando a aparecer em israelenses vacinados no início do inverno; um preprint  publicado no mês passado pelo médico Tal Patalon e colegas da KSM, o braço de pesquisa do MHS, descobriu que a proteção contra a infecção por COVID-19 durante junho e julho caiu na proporção do tempo desde que um indivíduo foi vacinado. As pessoas vacinadas em janeiro tiveram um risco 2,26 vezes maior de infecção invasiva do que as vacinadas em abril. (Os possíveis fatores de confusão incluem o fato de que os israelenses mais velhos, com o sistema imunológico mais fraco, foram vacinados primeiro.)

Ao mesmo tempo, os casos no país, que mal eram registrados no início do verão, vêm dobrando a cada semana desde então, com a variante Delta responsável pela maioria deles. Eles agora atingiram seu nível mais alto desde meados de fevereiro, com hospitalizações e internações em unidades de terapia intensiva começando a surgir. É incerto quanto do aumento atual se deve à diminuição da imunidade em relação ao poder da variante Delta de se espalhar como um incêndio.

O que está claro é que os casos “inovadores” não são os eventos raros que o termo implica. Em 15 de agosto, 514 israelenses foram hospitalizados com COVID-19 grave ou crítica, um aumento de 31% em relação a apenas 4 dias antes. Dos 514; 59% estavam totalmente vacinados. Dos vacinados, 87% tinham 60 anos ou mais. “Há tantas infecções revolucionárias que elas dominam e a maioria dos pacientes hospitalizados está realmente vacinada”, disse Uri Shalit, cientista em bioinformática do Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) que prestou consultoria sobre COVID-19 para o governo. “Uma das grandes histórias de Israel [é]: 'As vacinas funcionam, mas não o suficiente.'”

Para tentar controlar o aumento, Israel passou a aplicar injeções de reforço, começando em 30 de julho com pessoas com 60 anos ou mais e, expandindo para pessoas com 50 anos ou mais. Líderes globais de saúde, incluindo Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, imploraram aos países desenvolvidos para não administrar reforços, já que a maioria da população mundial não recebeu nem uma única dose. As nações ricas que estão pensando ou já administrando vacinas de reforço até agora reservam-nas principalmente para populações especiais, como os imunocomprometidos e profissionais de saúde.

Ainda assim, é improvável que novas doses da vacina controlem uma onda Delta por conta própria, diz Dvir Aran, um cientista de dados biomédicos do Technion. Em Israel, o aumento atual é tão acentuado que "mesmo que você consiga dois terços desses 60 ou mais [impulsionados com outra dose da vacina], isso nos dará mais uma semana, talvez 2 semanas até que nossos hospitais sejam inundados". Ele diz que também é fundamental vacinar aqueles que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose e retornar ao mascaramento e distanciamento social que Israel pensava ter deixado para trás - mas começou a se restabelecer.

A mensagem de Aran para os Estados Unidos e outras nações mais ricas que estão considerando os incentivos é gritante: “Não pense que os reforços na vacinação são a solução para a pandemia”.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


Referências

  1. Vaccination I. A grim warning from Israel: Vaccination blunts, but does not defeat Delta [Internet]. Science | AAAS. 2021 [cited 2021 Aug 22]. Available from: https://www.sciencemag.org/news/2021/08/grim-warning-israel-vaccination-blunts-does-not-defeat-delta ‌

Conteúdo elaborado por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você