Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Uma vacina universal para a Gripe? Estudos preliminares

Uma vacina universal para a Gripe? Estudos preliminares
Academia Médica
jan. 27 - 3 min de leitura
010

Um regime experimental de vacina contra a gripe induziu anticorpos duradouros contra uma variedade de cepas de influenza, de acordo com os resultados finais de um estudo de fase 1. A proteína de superfície da hemaglutinina do vírus da gripe tem uma cabeça e uma cauda, e as vacinas contra a gripe sazonal têm como alvo o dominante a cabeça que tem maior repercussão na imunidade, mas é altamente variável. A nova abordagem, em vez disso, foi projetada para ter como alvo os anticorpos para a cauda das moléculas, que varia menos entre as cepas de gripe.

No estudo, 65 voluntários saudáveis foram divididos aleatoriamente em 5 grupos, 2 dos quais receberam vacinas com placebo. Os outros 3 grupos receberam combinações diferentes de primer e reforço com a mesma cauda de hemaglutinina, mas com domínios de cabeça de diferentes cepas de gripe. Todos os candidatos tinham perfis de segurança semelhantes às atuais vacinas contra a gripe, mas uma abordagem usando 2 vacinas inativadas com adjuvante injetadas intramuscularmente parecia mais promissora. Dezoito meses após a sua dose de reforço, os participantes que receberam este regime tinham títulos de anticorpos IgG séricos aproximadamente 4,3 vezes mais elevados do que no início do estudo. 

A maioria desses indivíduos manteve títulos de anticorpos mais elevados do que os associados à imunidade natural contra o vírus H1N1 em um estudo anterior, sugerindo uma resposta forte e durável. Em testes de laboratório, os anticorpos protegeram amplamente contra diferentes cepas de influenza A do grupo 1 e, quando transferidos para camundongos, os impediram de perder peso após um desafio viral.

Os autores observaram que a pesquisa está em andamento para desenvolver vacinas abrangentes contra o vírus influenza A do grupo 2, bem como o vírus influenza B. Se for bem-sucedido, um regime trivalente que combina esses candidatos idealmente protegeria contra todas as cepas de gripe - uma vacina contra a gripe verdadeiramente universal.

 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente de mais de 210 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique no botão "NOVO POST" no alto da página!


 

Referências

Abbasi, J. (2019). The Search for a Universal Flu Vaccine Heats Up. JAMA. doi:10.1001/jama.2019.16816 

Abbasi, J. (2021). Broad, Durable Antibody Response in Universal Flu Vaccine Trial. JAMA, 325(2), 121-121.

Erbelding, E. J., Post, D. J., Stemmy, E. J., Roberts, P. C., Augustine, A. D., Ferguson, S., ... & Fauci, A. S. (2018). A universal influenza vaccine: the strategic plan for the National Institute of Allergy and Infectious Diseases. The Journal of infectious diseases, 218(3), 347-354.

 

Tradução livre realizada por Diego Arthur Castro Cabral


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você