Academia Médica
Academia Médica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Vamos criar saúde ?

Vamos criar saúde ?
Dra Cristina Veloso
set. 9 - 2 min de leitura
000

Muitas coisas mudaram desde Hipocrátes, pois se passaram aproximadamente 25 séculos e a medicina paternalista passa por uma disrupcão, visto que hoje temos um veículo de comunicação poderoso e tudo está a um clique de distância.

Porém, ainda existe uma cômoda posição entre o médico, que não tem suas  regras muitas vezes questionadas, e o paciente, que não precisa se responsabilizar pelos resultados obtidos.

Essa posição, de certa forma vantajosa para ambos, assim como a indústria de alimentos que produz o açúcar e a indústria farmacêutica que produz o remédio para diabete, parecendo uma simbiose perfeita.

E assim o câncer, diabetes, hipertensão e milhares de pessoas aguardando na fila de espera do adoecimento para aproveitarem os produtos milagrosos que a medicina tradicional disponibiliza como UTI, transplantes, medicamentos entre outros.

Por que além de ter saúde não podemos criar saúde?

Pois a saúde está em nossas atitudes e decisões. É nossa responsabilidade. 

Quem não está cansado de tudo isso?

Quem sabe, na medicina do futuro, o médico tenha mais tempo para dedicar no que realmente faz a diferença como: ouvir, olhar e tocar o paciente.

E aí, sua saúde depende de quem? De você, enquanto paciente, ou dos médicos? Da indústria farmacêutica?

De quem é realmente a responsabilidade pela saúde?

O que você  decide?

Vamos comentar esse post? Gostaria de saber a opinião de vocês!

Outros textos da autora 


Quer escrever?

Publique seu artigo na Academia Médica e faça parte de uma comunidade crescente com mais de 215 mil médicos, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da saúde. Clique AQUI e saiba como.


 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você